Programa
Teorias da Comunicação
Licenciatura Bolonha em Ciências da Comunicação
Programa
1.Noções introdutórias 1.1.A importância, alcance e limites da teoria 1.2.Sociedade, cultura e comunicação de massas 1.3.Objetivos da pesquisa em comunicação 1.4.O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 1.5.A influência do pensamento científico sobre a comunicação 2. Enquadramento histórico dos efeitos mediáticos 2.1.O interesse pela comunicação nos séculos XX e XXI 2.2.A utilização dos media em campanhas globais 3.Principais teorias 3.1.Primeiros estudos 3.2.Escola de Frankfurt-teoria crítica 3.3.Efeitos socioculturais 3.3.1.Estudos culturais 3.3.1.1.Teoria culturológica 3.3.1.2.Teoria da receção 3.3.2.Espiral do silêncio 3.3.3.Teoria do cultivo 3.4.Teorias de efeitos cognitivos 3.4.1.Agenda-setting 3.4.2.Tematização 3.4.3.Knowledge gap 3.4.4.Teoria social cognitiva 3.5.Teorias e tecnologia 3.5.1.Usos e gratificações 3.5.2.Determinismo tecnológico 3.6.Produção noticiosa 3.6.1.Gatekeeping 3.6.2.Newsmaking 3.7.Teorias emergentes