Programa

Teorias da Comunicação

Licenciatura Bolonha em Ciências da Comunicação

Programa

1. Noções introdutórias às teorias da comunicação 1.1. A importância, alcance e limites da teoria 1.2. Sociedade, cultura e comunicação de massas 1.3. Objetivos da pesquisa em comunicação 1.4. O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 1.5. A influência do pensamento científico sobre a comunicação 2. Enquadramento histórico dos efeitos dos media 2.1. O interesse pela comunicação nos séculos XX e XXI 2.2. A utilização dos media em campanhas globais 3. Principais teorias da comunicação 3.1. Os primeiros estudos sobre os media 3.2. A Escola de Frankfurt e a construção da teoria crítica 3.3. O determinismo tecnológico na comunicação 3.4. Efeitos cognitivos dos media 3.4.1. As hipóteses do agenda-setting , tematização e knowledge gap 3.4.2. A teoria social cognitiva 3.5. Usos e gratificações 3.6. Teoria do cultivo 3.7. Teoria da espiral do silêncio 3.8. Teoria culturológica 3.9. Estudos culturais e teoria da receção 3.10. Do gatekeeping ao newsmaking 3.11. Principais tendências