Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Os aspetos teóricos introduzem os alunos ao estudo dos Partidos e Sistemas de Partidos, permitindo-lhes conhecer e compreender os principais debates académicos em torno dos partidos e sistemas partidários nas democracias contemporâneas. Um debate que se inicia nos alvores do século XX com a afirmação da “democracia de massas” e dos partidos de integração social, e que se prolonga no início do século XXI com afirmação da “democracia de audiência” e com a ascensão dos partidos populistas. Como tal, é objetivo da Unidade Curricular de Partidos e Sistemas de Partidos dotar os alunos dos instrumentos analíticos capazes de compreender de que forma o funcionamento prático destes atores é vertido em conhecimento científico. Neste sentido, o desenvolvimento de linguagem científica e um objetivo cuja melhor concretização é alcançada através da metodologia de ensino adotada. O trabalho individual realizado ao longo do semestre tem como tópico o estudo de uma tipologia partidária ou de um sistema de partidos contemporâneo, envolvendo muitas vezes trabalho de campo com um partido político em concreto - metodologia de ensino predominantemente prática – o que possibilita aos discentes um contexto de aprendizagem concreto e consistente sobre a organização, funcionamento, atuação dos partidos políticos. Na mesma linha, permite aos alunos o desenvolvimento da sua capacidade para aplicar os conteúdos programáticos e os conhecimentos desenvolvidos a casos concretos. A capacidade de construção de pensamento cientifico próprio e a competência para expor e defender esse mesmo pensamento são incentivadas através dos debates promovidos em contexto de sala de aula em torno dos textos científicos, documentários e recursos online apresentados.