Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A combinação de sessões com tempos para a exposição e para os debates, numa interação contínua com os estudantes, relacionando teorias com realidade, cumpre parte substancial dos objetivos da aprendizagem: conhecimento dos conteúdos, atitudes de análise crítica sobre situações reais (despovoamento, concentração de pessoas, transição digital, ...) e capacidade argumentativa sustentada em evidências científicas. Pretende-se o envolvimento dos estudantes no processo de aquisição de conhecimentos, através da participação nas sessões, combinada com preparação prévia (textos disponibilizados antecipadamente). O papel de orientador/mediador do professor visa estimular a capacidade de raciocínio e relacionamento dos assuntos, conhecimentos adquiridos e sua demonstração. A participação de especialistas nalgumas sessões introduz abordagens plurais na aprendizagem e conhecimento complementar, relevantes para os estudantes formularem as suas próprias posições sobre os debates em curso, num mundo cada vez mais complexo e em mudanças a um ritmo acelerado. O mundo real é o campo de trabalho dos estudantes que recomenda a opção por recursos da aprendizagem, anteriormente identificados, que os incentive a relacionar conhecimentos adquiridos com realidades concretas, participando nesse debate com posições fundamentadas e ancoradas em evidências e dados científicos. A metodologia de avaliação prossegue no mesmo sentido: o Relatório individual, com apresentação e defesa oral exige a pesquisa de fontes documentais e bibliográficas; análise e de reflexão critica, diagnóstico de situações reais, relação com as teorias estudadas e capacitar os estudantes para justificarem as suas posições e argumentos, com base na evidência científica. Outra componente da avaliação é a participação nas aulas provocando o envolvimento dos estudantes na aquisição de conhecimentos, análise crítica dos conteúdos e capacidade de relacionamento dos assuntos. A prova escrita é dirigida à demonstração dos conhecimentos adquiridos, convocando as capacidades dos estudantes para a elaboração e estruturação de respostas e de formular raciocínios articulados entre conceitos e realidades.