Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Em termos programáticos é dada ênfase às Teorias da Globalização procurando estabelecer uma linha histórico-evolutiva e um quadro de análise que busca explorar as propostas essenciais de cada uma das Escolas Teóricas da Globalização em articulação com a análise da realidade no mundo contemporâneo, explorando situações concretas em diversos contextos e desenvolvendo análises que se buscam assentes em juízos de facto, tendo o Estado como foco de atenção por excelência e procurando ter sempre presente o distanciamento que se verifica existir e persistir entre a teoria (o discurso, o dever-ser do quadro que serve de referência valorativa, que preside ao decision-making) e a realidade (o domínio da acção política, o decision-taking). As metodologias de ensino a ser aplicadas têm como base de sustentação a aposta numa abordagem capaz de promover o "culto" dos juízos de facto como critério analítico constante, da análise e diagnóstico de situações concretas em diversos contextos, assumindo o importante condicionalismo imposto pelo movimento de Globalização. A aquisição de conhecimento através da investigação, leitura orientada; o desenvolvimento da capacidade interpretativa e crítico-analítica a par da discussão de situações do mundo real com a aplicação de conhecimentos e conceitos adquiridos, de entre outras possibilidades, assegura e demonstra a existência de uma clara e indiscutível coerência.