Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Nos termos do programa, a unidade curricular procura assegurar que, no final, os discentes tenham adquirido e desenvolvido a capacidade de reconhecer as principais correntes civilizacionais, o seu relacionamento no tempo; as suas instituições decisivas; o trabalho das ideias e dos fatores que fizeram o Ocidente e os mundos civilizacionais que o rodeiam. Entender que o diálogo com o Outro é a única resposta civilizada. Finalmente adquirir os conceitos-chave desta dinâmica e conhecer os seus próprios teóricos. Assim, e procurando ter sempre presente o distanciamento que se verifica existir e persistir entre a teoria (o discurso, o “dever ser” do quadro que serve de referência valorativa, que preside ao decision-making) e a realidade (o domínio da acção política, o decision-taking) – as metodologias de ensino a ser aplicadas têm como base de sustentação a aposta numa abordagem capaz de promover o "culto" dos juízos de facto como critério analítico constante, da análise e diagnóstico de situações concretas em diversos contextos. A aquisição de conhecimento através da investigação, leitura orientada, análise e discussão de situações do mundo real, entre outras possibilidades assegura e demonstra a existência de uma clara e indiscutível coerência.