Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
• O objetivo de dotar os estudantes de conhecimentos sólidos sobre as instituições e o sistema jurídico-político da UE é sustentado por metodologias como aulas expositivas e interativas, que apresentam conceitos fundamentais e permitem discussões reflexivas em sala. A análise de casos práticos e o uso de documentos oficiais, como tratados, reforçam a compreensão dos mecanismos da UE, promovendo o domínio dos aspetos teóricos e práticos. • Para desenvolver aptidões como a interpretação de documentos oficiais e a análise crítica de políticas da UE, os estudantes são expostos a metodologias que os colocam em contacto direto com materiais autênticos da UE, como relatórios, legislação e declarações institucionais. Os debates em aula e os trabalhos de grupo promovem o desenvolvimento de capacidades de argumentação, negociação e resolução de problemas, capacitando os estudantes a analisar criticamente e a participar em debates e defender posições informadas sobre a UE. • As competências transversais, como o pensamento crítico, a comunicação estruturada e o trabalho em equipa, são reforçadas por metodologias colaborativas, como trabalhos em grupo, debates temáticos e apresentações orais. Estas atividades não apenas promovem a interação entre os estudantes, mas também simulam situações reais em que a colaboração e a comunicação eficaz são cruciais. A elaboração de trabalhos desenvolve competências de investigação e análise, preparando os estudantes para interpretar e avaliar criticamente políticas e práticas da UE. • O método de avaliação contínua reflete o foco no desenvolvimento equilibrado de conhecimentos e competências. - Trabalhos de grupo: Avaliam capacidades de colaboração em grupo, investigação, análise e de aplicação de conceitos teóricos a problemas concretos da UE. - Apresentações orais: Permitem avaliar competências práticas, como comunicação, argumentação e colaboração em grupo. - Testes escritos individuais e presenciais: Garantem que os estudantes demonstram domínio global dos conteúdos e competências estabelecidos como objetivos da UC. • As atividades letivas e de avaliação são integradas para assegurar que os estudantes atingem os objetivos de forma progressiva. A utilização de casos práticos e os debates em aula criam oportunidades para praticar e reforçar competências antes de serem formalmente avaliadas.