Métodos de Ensino e Avaliações

Os instrumentos de avaliação foram definidos de forma a refletir os objetivos e os conteúdos da unidade curricular, combinando exigência analítica, aplicação teórica e desenvolvimento de competências práticas. A metodologia de ensino articula uma componente teórica, centrada na análise crítica dos principais temas e estruturas da política internacional, com uma componente prática e aplicada, dedicada ao desenvolvimento de competências de investigação, comunicação científica e resolução de problemas contemporâneos. Serão utilizados métodos participativos, análise de casos, debates e oficinas. A avaliação contínua, em época normal, assenta nos seguintes elementos: Teste escrito individual (60%) – Avaliação dos conhecimentos adquiridos, capacidade de análise crítica e aplicação teórica. Poster académico em grupo (30%) – Trabalho de investigação aplicada, realizado em grupos de até 4 estudantes, sobre temas integrados nos módulos Conflitos Contemporâneos ou Temas Emergentes. Apresentação individual do poster (10%) [BCV3.1][DR3.2]– Avaliação das competências de comunicação oral, clareza argumentativa, domínio do tema e debate estruturado em torno de perspetivas contrastantes Nas épocas de recurso e especial, a avaliação é feita mediante um exame escrito final presencial (100%).