Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A metodologia a adoptar nesta UC assume dois princípios: 1) O respeito pelo pluralismo das perspetivas científicas da PS no quadro das Ciências Sociais, evitando-se  assim uma aproximação pedagógica fechada ou excludente; 2) a adoção de modelos pedagogicamente ativos. Na medida em que se respeita e valoriza a diversidade a multidisciplinaridade da PS é proporcionado um ambiente educativo propício à reflexão e debate aberto às  diferentes perspectivas da PS. Este objetivo favorece as competências e capacidades processuais (para além das cognitivas) que se pretendem desenvolver nos estudantes: capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; capacidade para discutir temas e tópicos relevantes, implicando-se nos debates desenvolvidos em contexto da aprendizagem; saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico; ser capaz de comunicar oralmente o seus argumentos em contexto de classe. Tendo em conta o perfil académico heterogéneo dos estudantes que frequentam o curso doutoral,  combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista, embora com ênfase nestas últimas. Esta combinação permite aprofundar e sistematizar a epistemologia e teoria da PS, ao mesmo tempo  que as torna mais acessíveis aos estudante com uma menor preparação de base. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contacto em sala, complementadas por sessões de orientação tutorial. Com base nas conceções construtivistas de Bolonha, diversificam-se as estratégias pedagógicas e introduz-se um critério relativo à maior ou menor ambição do estudante face ao reportório de temas disponíveis. Sessões de contacto em sala: Sessões expositivas; Sessões de debate; sessões follow up (os trabalhos que os estudantes tiverem desenvolvido para efeitos de avaliação final são apresentados oralmente em grande grupo e aí discutidos. Sessões tutoriais: Estas sessões serão de dois tipos: por um lado, sessões de esclarecimento (para clarificar dúvidas ou fornecer elementos de consulta bibliográfica para efeitos de elaboração do trabalho final escrito ou da apresentação oral e discussão); por outro lado, sessões de aprofundamento (o mesmo que o anterior, acrescido de uma orientação mais aprofundada e focalizada para efeitos de preparação e realização de trabalhos de avaliação).