Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A metodologia de ensino e aprendizagem está diretamente alinhada com as competências que se esperam desenvolver: Compreensão Estrutural e Conceptual (Objetivos 1 e 2): A exposição de conhecimentos teóricos sobre a estrutura da investigação e os conceitos de planeamento científico fornece a base conceptual necessária. Contudo, é através dos exercícios de aplicação que se transpõem os conhecimentos para o contexto da futura tese. Definição e Construção (Objetivos 3 e 4): O foco no "saber fazer", que se traduz na participação ativa na construção do anteprojeto, permite ntes não só definir uma área e tema de investigação adequados, mas também construir e formular perguntas e objetivos de forma fundamentada e coerente. Os exercícios específicos para estas etapas garantem a prática e refinamento destas competências. Fundamentação Metodológica (Objetivo 5): A exigência de justificar o tipo de desenho de pesquisa e de estabelecer os métodos e técnicas de investigação é diretamente apoiada pela discussão em aula e pelo acompanhamento individualizado. Promove-se a análise crítica das vantagens e desvantagens de diferentes opções, capacitando para escolhas cientificamente defensáveis. Rigor e Coerência na Elaboração Documental (Objetivo 6): O desenvolvimento de um anteprojeto de investigação reforça a necessidade de elaboração do documento de avaliação de forma organizada, com estrutura coerente e redação científica rigorosa. O feedback contínuo e a discussão contribuem para o aprimoramento da capacidade de redação científica. Em síntese, a abordagem pedagógica, que integra teoria e prática com um forte componente de acompanhamento e discussão, é coerente com os objetivos de aprendizagem, assegurando a construção de um desenho de pesquisa sólido para uma tese de doutoramento em Ciências da Comunicação.