Plano de Estudos

Educação para a Paz EP

Contextos

Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar Mestrado > Tronco Comum > Opção I

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes uma visão aprofundada dos principais temas e debates desenvolvidos nos estudos sobre a paz e introduzi-los às propostas metodológicas da educação para a paz com relevância para o serviço social no quadro da concretização dos ODS e do desenvolvimento sustentável. Os estudantes deverão dominar as dimensões teóricas-analíticas e metodológicas da educação para a paz, designadamente: • Saber identificar o objeto da educação para a paz, conhecer as suas principais problemáticas teóricas e abordagens práticas relevantes neste domínio; • Demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos pertinentes nos estudos sobre a paz em geral e na educação para a paz em particular, implicando-se nos debates desenvolvidos em aula; • Saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico

Programa

I- Questões preliminares 1. Definições conceptuais: expressões da violência e formas de paz 2. Cidadania global, sustentabilidade e ecosofia da paz 3. Os estudos sobre a paz e a educação para a paz II - Dimensões históricas, antropológicas e psicológicas da paz 1. Processos histórico-sociológicos da violência e lutas ético-morais em prol da dignidade humana e da paz 2. Trauma, cura e reconciliação ao nível das nações e comunidades. 3. Desenvolvimento sociomoral, pensamento interpessoal e tomada de perspetiva social 4. Biografias da paz e dos direitos humanos III. Abordagens metodológicas de educação para a paz com relevância para o Serviço Social, no quadro dos ODS e do desenvolvimento sustentável 1. Referenciais internacionais, currículos e iniciativas de educação para a paz e a cidadania global 2. Mecanismos de superação da violência e construção de culturas sustentáveis de paz 3. Desenho de projetos de investigação-ação sobre a paz

Método de Avaliação

Combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista, o que permite aprofundar e sistematizar os fundamentos educação para a paz, ao mesmo tempo que incentiva os estudantes a construírem propostas de intervenção profissional neste domínio. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contato em sala que serão complementadas por sessões de orientação tutorial. A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. Os estudantes deverão realizar, apresentar e discutir publicamente um trabalho que traduza uma proposta de intervenção em educação para a paz (parte escrita - 80%; apresentação oral:20%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1 Semestre