Plano de Estudos
Educação para a Paz EP
Contextos
Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar Mestrado > Tronco Comum > Opção I
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes uma visão aprofundada dos principais temas e debates desenvolvidos nos estudos sobre a paz e introduzi-los às propostas metodológicas da educação para a paz com relevância para o serviço social no quadro da concretização dos ODS e do desenvolvimento sustentável. Os estudantes deverão dominar as dimensões teóricas-analíticas e metodológicas da educação para a paz, designadamente: • Saber identificar o objeto da educação para a paz, conhecer as suas principais problemáticas teóricas e abordagens práticas relevantes neste domínio; • Demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos pertinentes nos estudos sobre a paz em geral e na educação para a paz em particular, implicando-se nos debates desenvolvidos em aula; • Saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico
Programa
I- Questões preliminares 1. Definições conceptuais: expressões da violência e formas de paz 2. Cidadania global, sustentabilidade e ecosofia da paz 3. Os estudos sobre a paz e a educação para a paz II - Dimensões históricas, antropológicas e psicológicas da paz 1. Processos histórico-sociológicos da violência e lutas ético-morais em prol da dignidade humana e da paz 2. Trauma, cura e reconciliação ao nível das nações e comunidades. 3. Desenvolvimento sociomoral, pensamento interpessoal e tomada de perspetiva social 4. Biografias da paz e dos direitos humanos III. Abordagens metodológicas de educação para a paz com relevância para o Serviço Social, no quadro dos ODS e do desenvolvimento sustentável 1. Referenciais internacionais, currículos e iniciativas de educação para a paz e a cidadania global 2. Mecanismos de superação da violência e construção de culturas sustentáveis de paz 3. Desenho de projetos de investigação-ação sobre a paz
Método de Avaliação
Combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista, o que permite aprofundar e sistematizar os fundamentos educação para a paz, ao mesmo tempo que incentiva os estudantes a construírem propostas de intervenção profissional neste domínio. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contato em sala que serão complementadas por sessões de orientação tutorial. A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. Os estudantes deverão realizar, apresentar e discutir publicamente um trabalho que traduza uma proposta de intervenção em educação para a paz (parte escrita - 80%; apresentação oral:20%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Long Walk of Peace. Towards a Culture of Prevention.: UNESCO 2018 UNESCO (2018) Long Walk of Peace. Towards a Culture of Prevention. Paris.
- Creating Peace: The Education for Global Peace Sustainability Project.: Marujo, H. Á., & Neto 2017 Marujo, H. Á., & Neto, L. M. (2017). Creating Peace: The Education for Global Peace Sustainability Project. Gaudium Sciendi, 12
- Educação para a paz global sustentável. Complexidades e contributos.: Carmo, H., Marujo, H., & Serra, F. 2022 Carmo, H., Marujo, H., & Serra, F. (Coord.) (2022). Educação para a paz global sustentável. Complexidades e contributos. Lisboa: Pactor-ISCSP
- Social work for critical peace: a comparative approach to understanding social work and political conflict: Campbell, J., Ioakimidis, V., & Maglajlic, R. A. 2019 Campbell, J., Ioakimidis, V., & Maglajlic, R. A. (2019). Social work for critical peace: a comparative approach to understanding social work and political conflict. European Journal Of Social Work, 22(6), 1073–1084
Secundária
- Building Peace between Global and Local Politics: The Cosmopolitical Ethics of Liberal Peacebuilding. International Peacekeeping: Lidén, K. 2009 Lidén, K. (2009). Building Peace between Global and Local Politics: The Cosmopolitical Ethics of Liberal Peacebuilding. International Peacekeeping, 16(5), 616 — 63.
- Building from the Ashes: Towards a Three-Dimensional Approach for Social Work Intervention Facing Social Conflicts in Vulnerable Neighbourhoods.: Barciela Fernandez, S., Lorenzo Gilsanz, F., & Martinez Herrero, M. I. 2022 Barciela Fernandez, S., Lorenzo Gilsanz, F., & Martinez Herrero, M. I. (2022). Building from the Ashes: Towards a Three-Dimensional Approach for Social Work Intervention Facing Social Conflicts in Vulnerable Neighbourhoods. British Journal Of Social Work, 52(3), 1435–1455