Plano de Estudos
Serviço Social, Justiça Ambiental e Prática Sócio-Política SSJAPSP
Contextos
Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar Mestrado > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos Dotar os estudantes de conhecimentos aprofundados sobre os sistemas de bem estar, o Serviço Social e a prática sociopolítica tendo como referência a justiça social e ambiental; Entender a prática sociopolítica como objeto de estudo e resposta às desigualdades e injustiças sociais; Reconhecer os níveis e processos políticos de promoção de comunidades mais justas, equitativas e sustentáveis. Capacidades: Reconhecimento da complexidade do debate entre Serviço Social, políticas, justiça social e ambiental; Identificação dos limites e potencialidades da prática sociopolítica em Serviço Social; Valorização das práticas sociopolíticas como forma de reforçar a área científica do Serviço Social assim como a promoção do bem estar e a sustentabilidade das comunidades.
Programa
1.Serviço Social, justiça social e ambiental 2. Desigualdades sociais, justiça(s) e sistemas de bem-estar 3. Serviço Social e ação sociopolítica: estado da arte 4. Prática sociopolitica e teoria crítica radical 4.1. Estratégias e níveis de participação sociopolítica 4.2. Movimentos sociais e ativismo para a justiça ambiental 5. Desafios e potencialidades da prática sociopolítica em Serviço Social
Método de Avaliação
As metodologias de ensino privilegiam a participação relacional dos estudantes no processo de investigação, valorizando-se a análise de textos/artigos relevantes que permitem consolidar o conhecimento neste domínio científico. Serão também privilegiados os exemplos e casos práticos potenciando a discussão e reflexão sobre o tema da justiça ambiental e da prática sociopolítica como objeto de estudo e de intervenção em Serviço Social em termos internacionais e nacionais. A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. A avaliação será efetuada através da realização de um trabalho individual escrito (70%) com apresentação oral e discussão em sala de aula (30%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- SW and macro-economic neoliberalism: beyond the social justice rhetoric: Spolander, G. et al. 2016 Spolander, G. et al. (2016) SW and macro-economic neoliberalism: beyond the social justice rhetoric, European Journal of SW, 19:5, 634-649
- Thinking about commons: A post-capitalist perspective for SW.in The ecosocial transition of societies: The contribution of social work and social policy: Peeters, J. 2017 Peeters, J. (2017) Thinking about commons: A post-capitalist perspective for SW.in The ecosocial transition of societies: The contribution of social work and social policy (pp. 71-88). Abingdon: Routledge
- Doing Critical Social Work: Transformative Practices for Social Justic: Pease, B. et al (edt) 2016 Pease, B. et al (edt) (2016) Doing Critical Social Work: Transformative Practices for Social Justice, London: Routledge.
- SWs and the Policy Process: When Does Opportunity Knock: Gal, J., Weiss-Gal, I. 2020 Gal, J., Weiss-Gal, I. (2020) SWs and the Policy Process: When Does Opportunity Knock?. J of Pol Practice & Research 1, 6–22
- Global Social Work in a Political Context: Radical Perspectives: Ferguson, I. Ioakimidis, V. Lavalete, M. 2018 Ferguson, I. Ioakimidis, V. Lavalete, M. (2018). Global Social Work in a Political Context: Radical Perspectives, London: Policy Press.
- Promoting environmental justice through green SW practice: A key challenge for practitioners and educators: Dominelli, L. 2014 Dominelli, L. (2014) Promoting environmental justice through green SW practice: A key challenge for practitioners and educators. International SW, 57(4), 338–345
Secundária
- SS e Ambiente: a sustentabilidade ecológica das comunidades socialmente vulneráveis.: Rocha, H. 2015 Rocha, H. (2015) SS e Ambiente: a sustentabilidade ecológica das comunidades socialmente vulneráveis. ISCTE