Plano de Estudos
Bem-estar e Economia Sustentável BES
Contextos
Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar Mestrado > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo geral é habilitar os/as estudantes com conhecimentos e instrumentos para a observação, compreensão e análise crítica de questões centrais relacionadas com o funcionamento e o desempenho dos sistemas económicos (SE), a sua sustentabilidade e a promoção do bem-estar (BE), para que sejam capazes de: 1) Identificar e distinguir quadros analíticos alternativos para avaliar o desempenho dos SE na perspetiva do BE, compreendendo as respetivas limitações e as implicações da sua adoção; 2) Caracterizar a (in)sustentatibilidade atual, relacionando-a com o funcionamento dos SE, mobilizando os conceitos de máximos ecológicos a respeitar e de mínimos sociais a garantir e respetivos índices e indicadores, e refletir criticamente sobre a sua relevância na configuração de uma economia sustentável; 3) Identificar e distinguir diferentes perspetivas e abordagens para a promoção de uma Economia (mais) sustentável, analisando criticamente a sua adequação, aceitabilidade e exequibilidade.
Programa
1. Avaliação do desempenho dos sistemas económicos na perspetiva do bem-estar a. Produção e Crescimento Económico b. Necessidades Humanas c. Capacidades Humanas 2. Sistemas económicos e (in)sustentabilidade a. Limites planetários e pegada ecológica: os máximos ecológicos b. Economia verde, economia circular e bioeconomia c. Limites societais e bem-estar social: os mínimos sociais d. Economia (in)sustentável: máximos ecológicos e mínimos sociais 3. Promoção de uma economia (mais) sustentável a. Crescimento Verde e Decrescimento b. Para além do (de)crescimento: reconfigurações necessárias dos sistemas económicos c. Experiências à escala local
Método de Avaliação
São combinados métodos expositivos e ativos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas assentam sobretudo na realização de atividades, individualmente ou em pequenos grupos, de síntese e análise crítica de textos de leitura prévia obrigatória (previamente disponibilizados) e na apresentação individual dos estudantes de partes dos respetivos trabalhos finais. A orientação tutorial e o trabalho pessoal dos/as estudantes assentam sobretudo na realização de leituras fundamentais e no desenvolvimento dos respetivos trabalhos finais. A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. A avaliação será efetuada através da realização de um trabalho individual escrito (70%) com apresentação oral e discussão (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- From planetary to societal boundaries: an argument for collectively defined self-limitation: Brand, U., Muraca, B., Pineault, E., Sahakian, M., Schaffartzik, A. et al. 2021 Brand, U., Muraca, B., Pineault, E., Sahakian, M., Schaffartzik, A. et al. (2021). From planetary to societal boundaries: an argument for collectively defined self-limitation. Sustainability: Science, Practice and Policy, 17:1, 264-291.
- Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared.: Buch-Hansen, H., & Carstensen, M. B. 2021 Buch-Hansen, H., & Carstensen, M. B. (2021). Paradigms and the political economy of ecopolitical projects: Green growth and degrowth compared. Competition & Change, 25(3–4), 308–327.
- Levers and leverage points for pathways to sustainability: Chan, K., Boyd, D., Gould, R., Jetzkowitz, J., Liu, J., Muraca, B.,…Brondízio, E. 2020 Chan, K., Boyd, D., Gould, R., Jetzkowitz, J., Liu, J., Muraca, B.,…Brondízio, E. (2020). Levers and leverage points for pathways to sustainability [Article]. People and Nature, 2, 693-717.
- Building a Sustainable and Desirable Economy-in-Society-in-Nature.: Costanza, R., Alperovitz, G., Daly, H., Farley, J., Franco, C., Jackson, T., Kubiszewski, I., Schor, J., & Victor, P. 2013 Costanza, R., Alperovitz, G., Daly, H., Farley, J., Franco, C., Jackson, T., Kubiszewski, I., Schor, J., & Victor, P. (2013). Building a Sustainable and Desirable Economy-in-Society-in-Nature. New York, UNDSD.
- Climate change and sustainable welfare: the centrality of human needs.: Gough, I. 2015 Gough, I. (2015). Climate change and sustainable welfare: the centrality of human needs. Cambridge Journal of Economics, 39 (5): 1191–1214.
- Two Scenarios for Sustainable Welfare: A Framework for an Eco-Social Contract.: Gough, I. 2022 Gough, I. (2022). Two Scenarios for Sustainable Welfare: A Framework for an Eco-Social Contract. Social Policy and Society, 21(3), 460-472.
- Is it possible to achieve a good life for all within planetary boundaries?: Hickel, J. 2019 Hickel, J. (2019). Is it possible to achieve a good life for all within planetary boundaries?. Third World Quarterly, 40, 18-35.
- A Doughnut for the Anthropocene: humanity’s compass in the 21st century.: Raworth, K. 2017 Raworth, K. (2017). A Doughnut for the Anthropocene: humanity’s compass in the 21st century. Lancet Planet Health; 1: e48–49.
- The Ends and Means of Sustainability.: Sen, A. 2013 Sen, A. (2013). The Ends and Means of Sustainability. Journal of Human Development and Capabilities, 14 (1):6-20. https://doi.org/10.1080/19452829.2012.747492
- Environment versus growth : a criticism of "degrowth" and a plea for "a-growth“.: van den Bergh, J. 2011 van den Bergh, J. (2011). Environment versus growth : a criticism of "degrowth" and a plea for "a-growth“. Ecological Economics, 70 (5), pp. 881–890.
Secundária
- Rendimento Adequado em Portugal.(…): Pereirinha, J. A., Pereira, E. et al. (2020). 2020 Pereirinha, J. A., Pereira, E. et al. (2020). Rendimento Adequado em Portugal.(…) Coimbra: Almedina.