Plano de Estudos

Comunicação nas Organizações CnO

Contextos

Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Opção I

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Proporcionar aos alunos a compreensão do poder da Comunicação para o bom funcionamento das organizações sobretudo num contexto de mudanças; - Proporcionar competências para a elaboração de diagnósticos, estratégias, planos e implementação de técnicas de comunicação inovadoras; - Sensibilizar para a complementaridade dos vários tipos de comunicação empresarial para o sucesso das organizações; - Fomentar a criatividade e a utilização das técnicas de comunicação e das novas tecnologias/"Webolution" de forma a colocá-las ao serviço dos diversos públicos da organização.

Programa

1. Comunicação Pessoal e Organizacional 1.1 O Processo de Comunicação: Características e Obstáculos; 1.2. As Mensagens e a Linguagem Silenciosa; 1.3. Os Estilos Pessoais de Comunicação; 1.4. Escuta Activa; 1.5. Comunicação Eficaz: 1.5.1. Falar, Interagir - a importância do Feedback; 1.5.2. Escrever e "clicar" - a importância da Comunicação Electrónica; 2. A Comunicação Interna nas Organizações: 2.1. Comunicação Formal e Informal; 2.2. A Cultura Organizacional; 2.3. A Gestão das Pessoas e do Capital Humano; 2.4. Do Recrutamento à Retenção Profissional; 2.5. Estratégias Motivacionais e Gestão de Conflitos; 2.6. Liderança e Tomada de Decisões.

Método de Avaliação

- Exposição teórica em aula; Análise e discussão de experiências concretas e actuais; Execução de projectos individuais para aplicação de conceitos e competências, sob orientação da docente. - A avaliação é feita com base na execução de um trabalho que envolve pesquisa actualizada, capacidade descritiva com base em capacidade selectiva e de síntese, seguida de uma componente crítico-analítica sobre a temática escolhida pelo estudante. O trabalho tem uma apresentação oral obrigatória. A avaliação comporta 70% para a parte escrita e 30% para a apresentação oral. A redacção e apresentação do trabalho deve obedecer ao Regulamento de Avaliação de Mestrados do ISCSP, seguindo a Norma APA (7ª edição) e tem como limite entre 2500 e 3000 palavras. O horário de tutoria será agendado por e-mail e colocado na plataforma moodle no início do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Comunicator. Toute la communication d'entreprise: Wesphalen, M-H. & Libaert, T. 2009 Wesphalen, M-H. & Libaert, T. (2009). Comunicator. Toute la communication d'entreprise, DUNOD
  • Liderança de Equipas ma resolução de problemas complexos. Um guia para a inovação organizacional: Sousa, F. & Monteiro, I. 2017 Sousa, F. & Monteiro, I. (2017). Liderança de Equipas ma resolução de problemas complexos. Um guia para a inovação organizacional, Edições Sílabo
  • Effective internal communication.: Smith, L., & Mounter, P. 2008 Smith, L., & Mounter, P. (2008). Effective internal communication. Kogan Page Publishers.
  • Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática,: Rego, A. 2022 Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática, Edições Sílabo
  • THE INFLUENCE OF RUMORS ON ORGANIZATIONAL STRESS.: Moraru, G. M. 2019 Moraru, G. M. (2019). THE INFLUENCE OF RUMORS ON ORGANIZATIONAL STRESS. Annals of'Constantin Brancusi'University of Targu-Jiu. Engineering Series, (3).
  • Organizational communication: Approaches and processes.: Miller, K., & Barbour, J. 2014 Miller, K., & Barbour, J. (2014). Organizational communication: Approaches and processes. Cengage Learning.
  • Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização: Marchiori, M. 2018 Marchiori, M. (2018). Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. Difusão Editora.
  • The impact of teleworking and digital work on workers and society.: Lodovici, M. S., Ferrari, E., Paladino, E., Pesce, F., Frecassetti, P., & Aram, E. 2021 Lodovici, M. S., Ferrari, E., Paladino, E., Pesce, F., Frecassetti, P., & Aram, E. (2021). The impact of teleworking and digital work on workers and society. Study Requested by the EMPL Committee.
  • Leading virtual project teams: Adapting leadership theories and communications techniques to 21st century organizations.: Lee, M. R. 2021 Lee, M. R. (2021). Leading virtual project teams: Adapting leadership theories and communications techniques to 21st century organizations. CRC press.
  • Management of corporate communication: From interpersonal contacts to external affairs: Heath, R. L. 2020 Heath, R. L. (2020). Management of corporate communication: From interpersonal contacts to external affairs. Routledge.
  • The IABC Handbook of Organizational Communication: A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership,: Gillis, T. 2006 Gillis, T. (2006). The IABC Handbook of Organizational Communication: A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership, IABC (International Association of Business Communicators)
  • Confiança e liderança nas organizações.: Confiança e liderança nas organizações. 2020 Drummond, V. S. (2020). Confiança e liderança nas organizações. Cengage Learning.
  • Manual de Gestão de Pessoas e de Capital Humano: Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C.,Marques, C. & Gomes J. 2010 Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C.,Marques, C. & Gomes J. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e de Capital Humano, Edições Sílabo
  • Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas: Bilhim, J. 2001 Bilhim, J. (2001). Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas, Edições ISCSP
  • Impact of work-life balance, happiness at work, on employee performance. International Business Research: Adnan Bataineh, K. 2019 Adnan Bataineh, K. (2019). Impact of work-life balance, happiness at work, on employee performance. International Business Research, 12(2), 99-112.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre