Plano de Estudos
Técnicas de Investigação Avançada 9750302
Contextos
Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem desta disciplina são os seguintes: 1. Aprofundar os conhecimentos na área das técnicas de investigação avançadas 2. Aprofundar as tendências de investigação no domínio da teoria e prática da investigação social 3. Capacitar os alunos de diversas ferramentas para a concepção e concretização de trabalhos de investigação válidos e fidedignos, com recurso a meios que potenciem profícuas possibilidades de investigação.
Programa
1. Aspectos funcionais e estratégicos da pesquisa: pressupostos, organização e planeamento das técnicas e ferramentas de investigação em ciências sociais 2. Técnicas de investigação qualitativa: observação participante, entrevista, focus groups 3. Análise de conteúdo: o processo de categorização, codificação e tratamento de dados com MaxQda 4. Inquéritos e sondagens de opinião: a construção do questionário, tipos e planos de amostragem; aspetos éticos e legais; tratamento estatistico e análise de dados com spss
Método de Avaliação
A metodologia de ensino tem uma base expositiva de cariz teórico-prático. A componente de investigação científica de ordem empírica subjacente a este domínio de estudo estará sempre presente e será concretizado no âmbito de trabalhos de investigação inseridos no plano de estudos geral. A avaliação tem as seguintes componentes: Trabalho prático de análise de dados qualitativos em grupo: 20% Trabalho prático de análise de dados quantitativos em grupo: 20% Trabalho final individual, com apresentação e justificação das opções metodológicas: 60% Em alternativa, os alunos podem ainda optar pela avaliação final, em período normal de exame e recurso, o que implica a apresentação individual do trabalho / projeto final e justificação das opções metodológicas: 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Estudos de comunicação política – Análise de conteúdo da mensagem na campanha e pós-campanha eleitoral nas eleições presidenciais: Espírito Santo, P. 2008 Espírito Santo, P. (2008), Estudos de comunicação política – Análise de conteúdo da mensagem na campanha e pós-campanha eleitoral nas eleições presidenciais. Lisboa: ISCSP.
- Introdução à Metodologia em Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas: Espírito Santo, P. 2015 Espírito Santo, P. (2015), Introdução à Metodologia em Ciências Sociais – Génese, Fundamentos e Problemas. Lisboa: Sílabo (2ª ed.).
- Handbook of qualitative research: Denzin, N., Lincoln, Y. 2013 Denzin, N., Lincoln, Y. (2013) Handbook of qualitative research, Newbury Park: Sage.
- Research Design: Qualitative, quantitative, and mixed method approaches: Creswell, J. W. 2013 Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, quantitative, and mixed method approaches. Thousand Oaks: Sage Publications.
- Research Methods and Organization Studies: Bryman, A. 2012 Bryman, A. (2012). Research Methods and Organization Studies. London: Routledge.
- Análise de Conteúdo: Bardin, L. 2009 Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo, Lisboa: Edições 70.
Secundária
- "Os 100 primeiros dias do XXI Governo Constitucional através da imprensa generalista: quando as finanças travam uma mudança de ciclo político": Lopes, F., Espírito Santo. P. 2016 Lopes, F., Espírito Santo. P. (2016). "Os 100 primeiros dias do XXI Governo Constitucional através da imprensa generalista: quando as finanças travam uma mudança de ciclo político". Communication Studies, nº 23, (December 2016), 1-15.
- “Quando um Presidente da República vive no limite do semipresidencialismo”: Lopes, F., Espírito Santo, P. 2019 Lopes, F., Espírito Santo, P. (2019). “Quando um Presidente da República vive no limite do semipresidencialismo”. Estudos em Comunicação nº 28, vol. 1 (may 2019), 237-258.
- “Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos”: Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S. 2021 Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S. (2021). “Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos”, Estudos de Comunicação, nº 32, 1-22.
- Case Study Research: Principles and Practices: Gerring, J. 2007 Gerring, J. (2007). Case Study Research: Principles and Practices. Cambridge: Cambridge University Press.
- “Party Newspapers Perspectives and Choices: A Comparative Content Analysis View”: Espírito Santo, P., Ferreira Costa, B. 2016 Espírito Santo, P., Ferreira Costa, B. (2016). “Party Newspapers Perspectives and Choices: A Comparative Content Analysis View”. Sage Open, Volume 6, Issue 2 (April-June 2016): 1–15.
- "Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018)": Espírito Santo, P. Lopes, F., 2019 Espírito Santo, P. Lopes, F., (2019). "Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018)", Obs. Dezembro de 2019 (volume 13, número 4), 1-13.