Plano de Estudos

Temas Especializados em Sociologia II 9750202

Contextos

Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC pretende cobrir um amplo leque de temáticas da sociologia de forma a estimular os alunos para a escolha da área em que poderão desenvolver o trabalho de pesquisa conducente à realização sua dissertação de mestrado. Envolvem-se nesta unidade curricular docentes e investigadores especializados nas áreas da educação, da comunicação, da politica e das politicas públicas.Assim, pretende-se que os estudantes se familiarizem com:1)Os processos educativos enquanto fenómenos sociais complexos;2)Os principais conceitos da sociologia da comunicação e o papel da comunicação de massas nas sociedades contemporâneas;3)A análise e a interpretação dos fenómenos referentes à sociologia política e eleitoral, através da identificação das linhas teóricas e metodológicas fudamentais 4)Perspectivas sociológicas sobre as políticas públicas

Programa

1.Sociologia da Educação (SE) a)A génese e a institucionalização da SE; b)Educação, Sociedade e Estado: o pano de fundo sociológico da educação; c)Temas, problemas e perspectivas da SE; 2. Sociologia da Comunicação (SC) a)O desenvolvimento dos mass media nas sociedades pós-modernas. Objectivos fundamentais da pesquisa em Comunicação; b)A abordagem sociológica à comunicação de massas. A influência do pensamento científico sobre a comunicação de massas; c)Principais tendências na teoria dos media; d)Metodologias de pesquisa na sociologia da comunicação; 3.Sociologia Política (SP) a)Problemas e conceitos da sociologia política e eleitoral; b)Socialização política e voto; c)Cultura política, democratização e participação política 4.Sociologia e Políticas Públicas (PP) a)Teoria sociológica e fundamentação das PP b) PP e sociologia empírica c) PP e mudança social d) Critica sociológica das PP

Método de Avaliação

Os diferentes docentes expõem a matéria procurando uma interacção com os estudantes de forma a desenvolver uma prática pedagógica que os prepare para a realização de trabalho de avaliação sobre os conteúdos desenvolvidos. Serão analisados também textos sobre as diferentes matérias. A coordenação dos conteúdos programáticos e da avaliação será feita pela docente responsável pela UC. Cada estudante preparará um trabalho escrito sobre um dos temas. Avaliação dos estudantes: 1)Realização de um trabalho escrito sobre um dos tópicos da matéria (100%). O trabalho terá de ser apresentado oralmente.  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 194.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Políticas Públicas: uma revisão de literatura: Souza, C. 2006 Souza, C. (2006). Políticas Públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, 16 (jul/dez), 20-45.
  • Ciência das políticas públicas: reflexões sobre sua diversidade analítica: Mota, L.F. 2021 Mota, L.F. (2021). Ciência das políticas públicas: reflexões sobre sua diversidade analítica. Revista Sociedade e Estado, 36 (1), 173-194.
  • Studying public policy: principles and processes: Howlett, M., Ramesh, M., & Perl, A. 2009 Howlett, M., Ramesh, M., & Perl, A. (2009). Studying public policy: principles and processes (4ª ed.). Oxford University Press.
  • Sociologia Política Eleitoral. Modelos e explicações de Voto: Espírito Santo, P. 2006 Espírito Santo, P. (2006). Sociologia Política Eleitoral. Modelos e explicações de Voto. ISCSP.
  • Portuguese Parliamentary elections: Espírito Santo, P. 2010 Espírito Santo, P. (2010), The 2009 Portuguese Parliamentary elections, Electoral Studies, Elsevier, vol. 30.
  • Surgimento e condicionantes das sondagens em Portugal: Espírito Santo, P. 2008 Espírito Santo, P. (2008). Surgimento e condicionantes das sondagens em Portugal. Revista Observatório. Obercom, 153-179.
  • Sociologia dos Media: Rieffel, R. 2003 Rieffel, R. (2003). Sociologia dos Media. Porto Editora.
  • Media Research Methods. Measuring Audiences, Reactions and Impact: Gunter, B. 2000 Gunter, B. (2000). Media Research Methods. Measuring Audiences, Reactions and Impact. Sage.
  • Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media: Silvestre, M.J. 2011 Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. ISCSP
  • Avances recientes de la Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación: UNESCO - Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación 2021 UNESCO - Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación. (2021). Avances recientes de la Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación. UNESCO. URL: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375746_spa
  • La educación en un mundo tras la COVID. Nueve ideas para la acción pública: UNESCO 2020 UNESCO. (2020). La educación en un mundo tras la COVID. Nueve ideas para la acción pública. UNESCO, Comisión internacional sobre Los futuros de la educación. URL: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373717_spa?fbclid=IwAR0e5c-VoMjNLZPzEl7lrcLjgV66zg1pgrP9sBObBbEToyGCA5zO2sMShGE
  • A percepção da educação desde a perspectiva sociológica: Santana, A. I. R. 2016 Santana, A. I. R. (2016). A percepção da educação desde a perspectiva sociológica, Mulemba [Online], 6 (12)
  • A sociologia da educação em Portugal: Perspetivas de futuro: Dionísio, B., Torres, L. L. e Alves, M. G. 2018 Dionísio, B., Torres, L. L. e Alves, M. G. (2018). A sociologia da educação em Portugal: Perspetivas de futuro, Forum Sociológico [Online], 32
  • Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação: Abrantes, P. (org.) 2010 Abrantes, P. (org.) (2010). Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação. Editora Mundos Sociais

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre