Plano de Estudos

Pensamento Sociológico Contemporâneo I 9750101

Contextos

Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A presente unidade curricular visa proporcionar aos estudantes: a) as bases para o conhecimento aprofundado das principais correntes e tradições do pensamento sociológico: clássicas, modernas e contemporâneas; b) o conhecimento compreensivo das origens, desenvolvimento e influência das principais correntes do pensamento sociológico contemporâneo; c) um ambiente educativo propício à reflexão e à discussão crítica das perspetivas teóricas da Sociologia.

Programa

1. Fundações e Níveis de Análise 1.1. Fundações – autores clássicos (contextualização) 1.2. Níveis de Análise, Paradigmas Sociológicos e Análise Interparadigmática. 2. Principais Tradições Sociológicas do Século XX 2.1. Teorias Macrossociológicas: Funcionalismo; Estruturalismo; Teoria Crítica e Escola de Frankfurt e outras 2.2. Teorias Microssociológicas: Interaccionismo Simbólico e Dramaturgia e outras 3. Teorizações de Síntese e Novas Linhas de Conceptualização (Roteiro Introdutório) 3.1. Sínteses Teóricas Contemporâneas - ação e estrutura: da oposição à articulação 3.2. Pós-Estruturalismo e Pós-Modernismo - o cultural turn no pensamento Sociológico. 3.3. A Sociedade Global e a Sociedade de Risco – metaforização do social: sociedade líquida; sociedade de risco; sociedade da informação; sociedade em rede.

Método de Avaliação

Aulas teórico-práticas: leitura, análise e exposição crítica de textos teóricos seleccionados, através de trabalho individual. Metodologia de avaliação: apresentação oral e discussão de trabalho individual escrito sobre um dos temas da matéria (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Contemporary Sociological Theory: Turner, J. H. 2013 Turner, J. H. (2013). Contemporary Sociological Theory. Los Angeles: Sage.
  • Sociologia: Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. 2000 Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. (2000). Sociologia. Lisboa: McGraw Hill.
  • Contemporary Sociological Theory: Calhoun, C. 2012 Calhoun, C. (2012). Contemporary Sociological Theory. Oxford: Wiley-Blackwell.
  • A Construção Social da Realidade: Berger, P. L. & Luckmann, T. 1999 Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.

Secundária

  • A Representação do Eu na Vida Quotidiana: Goffman, E. 1983 Goffman, E. (1983). A Representação do Eu na Vida Quotidiana. Petrópolis: Vozes.
  • Vigiar e Punir - O nascimento da prisão: Foucault, M. 1996 Foucault, M. (1996). Vigiar e Punir - O nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
  • A Nova Era das Desigualdades: Fitoussi, J.-P. & Rosanvallon, P. 1997 Fitoussi, J.-P. & Rosanvallon, P. (1997). A Nova Era das Desigualdades. Oeiras: Celta.
  • A Sociedade dos Indivíduos - A questão cardeal da sociologia: Elias, N. 2004 Elias, N. (2004). A Sociedade dos Indivíduos - A questão cardeal da sociologia. Lisboa: Dom Quixote.
  • As Novas Sociologias - Construções da realidade social: Corcuff, P. 1997 Corcuff, P. (1997). As Novas Sociologias - Construções da realidade social. Sintra: Vral.
  • A Distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo: Bourdieu, P. 2010 Bourdieu, P. (2010). A Distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa: Edições 70.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre