Plano de Estudos
Pensamento Sociológico Contemporâneo I 9750101
Contextos
Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A presente unidade curricular visa proporcionar aos estudantes: a) as bases para o conhecimento aprofundado das principais correntes e tradições do pensamento sociológico: clássicas, modernas e contemporâneas; b) o conhecimento compreensivo das origens, desenvolvimento e influência das principais correntes do pensamento sociológico contemporâneo; c) um ambiente educativo propício à reflexão e à discussão crítica das perspetivas teóricas da Sociologia.
Programa
1. Fundações e Níveis de Análise 1.1. Fundações – autores clássicos (contextualização) 1.2. Níveis de Análise, Paradigmas Sociológicos e Análise Interparadigmática. 2. Principais Tradições Sociológicas do Século XX 2.1. Teorias Macrossociológicas: Funcionalismo; Estruturalismo; Teoria Crítica e Escola de Frankfurt e outras 2.2. Teorias Microssociológicas: Interaccionismo Simbólico e Dramaturgia e outras 3. Teorizações de Síntese e Novas Linhas de Conceptualização (Roteiro Introdutório) 3.1. Sínteses Teóricas Contemporâneas - ação e estrutura: da oposição à articulação 3.2. Pós-Estruturalismo e Pós-Modernismo - o cultural turn no pensamento Sociológico. 3.3. A Sociedade Global e a Sociedade de Risco – metaforização do social: sociedade líquida; sociedade de risco; sociedade da informação; sociedade em rede.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas: leitura, análise e exposição crítica de textos teóricos seleccionados, através de trabalho individual. Metodologia de avaliação: apresentação oral e discussão de trabalho individual escrito sobre um dos temas da matéria (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Contemporary Sociological Theory: Turner, J. H. 2013 Turner, J. H. (2013). Contemporary Sociological Theory. Los Angeles: Sage.
- Sociologia: Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. 2000 Ferreira, J. M. C., Peixoto, J., Carvalho, A. S., Raposo, R., Graça, J. C., & Marques, R. (2000). Sociologia. Lisboa: McGraw Hill.
- Contemporary Sociological Theory: Calhoun, C. 2012 Calhoun, C. (2012). Contemporary Sociological Theory. Oxford: Wiley-Blackwell.
- A Construção Social da Realidade: Berger, P. L. & Luckmann, T. 1999 Berger, P. L. & Luckmann, T. (1999). A Construção Social da Realidade. Lisboa: Dinalivro.
Secundária
- A Representação do Eu na Vida Quotidiana: Goffman, E. 1983 Goffman, E. (1983). A Representação do Eu na Vida Quotidiana. Petrópolis: Vozes.
- Vigiar e Punir - O nascimento da prisão: Foucault, M. 1996 Foucault, M. (1996). Vigiar e Punir - O nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes.
- A Nova Era das Desigualdades: Fitoussi, J.-P. & Rosanvallon, P. 1997 Fitoussi, J.-P. & Rosanvallon, P. (1997). A Nova Era das Desigualdades. Oeiras: Celta.
- A Sociedade dos Indivíduos - A questão cardeal da sociologia: Elias, N. 2004 Elias, N. (2004). A Sociedade dos Indivíduos - A questão cardeal da sociologia. Lisboa: Dom Quixote.
- As Novas Sociologias - Construções da realidade social: Corcuff, P. 1997 Corcuff, P. (1997). As Novas Sociologias - Construções da realidade social. Sintra: Vral.
- A Distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo: Bourdieu, P. 2010 Bourdieu, P. (2010). A Distinção - Uma crítica social da faculdade do juízo. Lisboa: Edições 70.