Plano de Estudos
Envelhecimento e Saúde 9300207
Contextos
Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 622_Opção II (Mestrado SOC) (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir competências de análise de dados demográficos e estatísticos relacionados com a saúde. Desenvolver capacidades e adquirir conhecimentos que potenciem a reflexão sobre os aspetos estruturais da dinâmica das populações e da sua relação com a saúde; Desenvolver competências ao nível do cálculo e interpretação dos indicadores demográficos; Desenvolver capacidades para a análise dos indicadores relacionados com a mortalidade, o envelhecimento e a saúde.
Programa
1. Saúde, morbilidade e mortalidade. A saúde, a doença e a morte 2. Os problemas relacionados com a medição do estado de saúde: O modelo funcional e a medida das incapacidades. A avaliação subjectiva de saúde. 3. Aspectos estruturais do declínio da mortalidade. A transição demográfica e a transição epidemiológica 4. Os determinantes da mortalidade. Os factores da mortalidade e os limites da vida humana 5. Mortalidade endógena e exógena. Mortalidade evitável. 6. As medidas de avaliação da mortalidade. Indicadores transversais. Indicadores longitudinais. A padronização directa de taxas de mortalidade. O caso particular da mortalidade infantil 7. A mortalidade por causas. O problema dos registos de óbito e da informação disponível. A classificação das causas de morte. A mortalidade por causas em Portugal. 8.Os limites da longevidade geracional. 9. Saúde e doença numa perspetiva de género
Método de Avaliação
O ensino é expositivo, e as aulas teórico-práticas, utilizando trabalhos práticos susceptíveis de mobilizar o interesse e a particiação dos alunos e levá-los adquirir conceitos e instrumentos de análise adequados. A avaliação é realizada a partir de um trabalho prático cuja realização tem início em sala de aula ao longo das aulas práticas destinadas ao treino de dados estatísicos e sistemas informáticos. Este trabalho, individual, requer o desnvolvimento de competências para a procura e utilização de dados demográficos e estatísticos. O trabalho é apresentado oralmente. A nota é atribuída a partir da avaliação do trabalho final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- L’avenir de l’espérance de vie: Vallin 1993 Vallin, J.(Editor) (1993). L’avenir de l’espérance de vie. Actes du séminaire de la Societé Internationale de Démographie Économie et Sociologie Médicales, INED, Congrès et Colloque n 12.
- Geografias da saúde e do desenvolvimento: Paula Santana 2005 Santana, P. (2005). Geografias da saúde e do desenvolvimento. Coimbra: Edições Almedina
- Introdução à Demografia: J. Manuel Nazareth 1996 Nazareth, J.M. (1996). Manuel, Introdução à Demografia. Lisboa: Ed. Presença.
- The Status syndrome. How status standing affects our life and longevity: Marmot 2004 Marmot, M. (2004). The Status syndrome. How status standing affects our life and longevity. New York: Times Books
- Health and Health Care in Portugal. Does Gender Matter?: Ana Alexandre Fernandes, Julian Perelman e Céu Mateus 2010 Fernandes, A., Perelman, J. & Mateus, C. (2010). Health and Health Care in Portugal. Does Gender Matter? Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), Col. Estudos Científicos.
- Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População: Ana Alexandre Fernandes 2008 Fernandes, A.A. (2008). Questões Demográficas. Demografia e Sociologia da População. Lisboa: Edições Colibri
- Démographie : Analyse et synthèse, III. Les determinants de la mortalité: Caselli, G., Vallini, J. & Wunsh, G 2001 Caselli, G., Vallin, J. & Wunsh, G. (2001). Démographie : Analyse et synthèse, III. Les determinants de la mortalité. Aubervilliers (Paris): Institut National d’Études Démographiques (INED).