Plano de Estudos

Estudos de Género na Perspetiva Multidisciplinar 9400102_5ects

Contextos

Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > 624_Opção IV (Mestrado SOC) (2014/2015)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) visa promover: a compreensão da génese, fundamentos e multiplicidade dos estudos de género (EG); a compreensão de noções fundamentais para os EG; a compreensão dos principais desafios epistemológicos debatidos pelos EG; a compreensão dos principais debates teóricos no âmbito dos EG; o conhecimento das temáticas de investigação trabalhadas pelos EG e das redes de investigação existentes; um itinerário de investigação motivador, consistente e relevante. Esta UC visa desenvolver as seguintes competências: discutir critica e informadamente conceitos, propostas e debates no âmbito dos EG; analisar e debater a coerência da investigação produzida ao nível das suas opções teóricas, métodos e resultados; identificar lacunas e oportunidades para a realização de pesquisa relevante e original; apresentar e debater ideias consistente e criticamente ao nível da oralidade e da escrita.

Programa

1.    Dos estudos sobre as mulheres aos estudos de género: génese, fundamentos, especificidades e multiplicidades. 2.    O desenvolvimento dos estudos de género em Portugal. 3.    Debates em torno de noções fundamentais para os estudos de género. 4.    Principais desafios epistemológicos no âmbito dos estudos de género. 5.    Principais debates em torno de dois eixos de teorização fundamentais para os estudos de género: género/sexo e género/sexualidade. 6.    Principais temáticas de investigação nos estudos de género: identidade, género, corpo, família, trabalho, poder e instituições.   

Método de Avaliação

Esta UC assenta no envolvimento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem.  Os alunos são convidados a fazerem leituras preparatórias que lhes permitem uma apreensão mais ativa das matérias e um envolvimento mais informado no debate durante as aulas.  Serão convidados investigadores de diferentes áreas científicas para apresentarem os seus trabalhos e resultados de pesquisa sobre género. Nos termos do Regulamento, a avaliação é composta por um trabalho individual no formato de artigo com componente empírica sobre uma temática dos estudos de género. O trabalho terá 2000 a 2500 palavras e a avaliação consiste na entrega do trabalho escrito (70%) e na apresentação/defesa oral (30%).  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Connell, R.W.  (2019). New maps of struggle for gender justice: Rethinking feminist research on organizations and work. Gender, Work and Organization. 26(1). 54-63.  Connell, R. (2009). Gender: In World Perspective. Cambridge, UK: Polity Press.  Ferreira, V. (Org.) (2010). A igualdade de mulheres e homens no trabalho e no emprego em Portugal. Lisboa: CITE. Torres, A., Pinto, P. e Casimiro, C. (Org.). (2018). Género, Direitos Humanos e Desigualdades. Coleção Estudos de Género. Lisboa: Ed. ISCSP Torres, A., Sant'ana H., Maciel, D. (Org.). (2015). Estudos de Género numa Perspectiva Interdisciplinar. Lisboa: Ed. Mundos Sociais. Torres, A., Costa, D., Cunha, M.J. (Org.). (2018). Estudos de Género - Diversidade de Olhares num Mundo Global. e-book. Coleção Estudos de Género. Lisbos: Ed. ISCSP Wall, K. e Amâncio, L. (Orgs.) (2007). Família e género em Portugal. Lisboa: ICS. Walby, S. (2011). The future of feminism. Cambridge: Polity.  : null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre