Plano de Estudos
Planeamento e Avaliação de Políticas e Programas Sociais 9900209
Contextos
Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 621_Opcional III (Mestrado SOC) (2014/2015)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Constituem objectivos gerais desta unidade curricular a: - Apresentação dos principais conceitos no que à concepção e gestão de projectos sociais diz respeito; - Análise das principais metodologias de abordagem na concepção e gestão de projectos sociais; - Atribuir aos alunos as necessárias competências no que se refere às questões do planeamento e avaliação de programas sociais; - Compreender e dominar os instrumentos necessários quanto ao planeamento e avaliação de programas sociais; - Saber e compreender os principais dispositivos de intervenção programática ao nível comunitário no domínio da intervenção social através do planeamento e avaliação de progamas sociais.
Programa
1. O Planeamento das Políticas e Programas Sociais: a) O ciclo das políticas públicas b) A formulação das políticas públicas c) A implementação das políticas públicas d) Avaliação das políticas públicas 2. Análise e Avaliação de Programas Sociais: a) Enquadramento e definições b) Elementos a considerar na elaboração e análise dos programas sociais c) Avaliação económica e social dos programas sociais 3. A Metodologia do Projeto Social: a) Planos, programas e projetos - conceptualização b) Classificação e Tipos de Projetos c) Fases e etapas de desenvolvimento de um projeto d) Pressupostos: levantamento das necessidades e) Delimitação do plano de ação: etapas, objetivos, atividades, recursos, indicadores de avaliação f) Requisitos na Metodo 4. Conceção e Gestão de Projetos a) Gestão stakeholders b) Liderança e trabalho em rede e parcerias sociais c) Comunicação e disseminação d) Investimento em projetos sociais e) Esquema geral de estudo de um projeto f) Estrutura do Dossier do Projeto
Método de Avaliação
A avaliação consta da elaboração de um projeto social, apresentado e discutido no decurso das aulas e, discutido de forma global nas duas últimas aulas. A nota final resulta da apreciação do projeto entregue (70%) e da apresentaçao final pelos alunos (30%). Esta informação é prestada aos alunos na primeira aula.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Public Policy Process: Hill, M. 2009 Hill, M. (2009). The Public Policy Process. Pearson-Longman.
- Política Pública: Caeiro, J. C. 2024 Caeiro, J. C. (2024). Políticas públicas. Ebook Edições ISCSP.
- Understanding Public Policy: Dye, T. R. 2011 Dye, T. R. (2011). Understanding Public Policy. Longman.
- Public Policy Making. Process and Principles : Gerston, L. N. 2015 Gerston, L. N. (2015). Public Policy Making. Process and Principles. Routledge.
- Handbook of practical program evaluation : Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. 2015 Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (Eds.). (2015). Handbook of practical program evaluation (4th ed.). John Wiley & Sons.
- Manual de Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais: Rodrigues, M. 2014 Rodrigues, M. (2014). Manual de Planejamento e Avaliação de Projetos Sociais em Organizações Sociais. FDC-POS.
- Políticas Públicas. Conceitos, Casos Práticos: Secchi, L., Coelho, F. S., & Pires, V. 2019 Secchi, L., Coelho, F. S., & Pires, V. (2019). Políticas Públicas. Conceitos, Casos Práticos. Cengage Learning.
- Guia de Políticas Públicas: Gerenciando Processos: Wu, X., Ramesh, M., Howlett, M., & Fritzen, S. 2014 Wu, X., Ramesh, M., Howlett, M., & Fritzen, S. (2014). Guia de Políticas Públicas: Gerenciando Processos. Enap.