Plano de Estudos
Planeamento e Desenvolvimento de Competências 9991206
Contextos
Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 510_Opcional II Mestrado Sociologia 2º semestre
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC os alunos deverão ser capazes de: - Definir competência e efetuar a sua formulação, em contexto prático; - Conceber e propor um processo de implementação de um sistema de competências, tendo em conta os condicionalismos internos e externos da organização em causa; - Articular e integrar um sistema de competências com os restantes sistemas de gestão de pessoas; - Conceber, propor e aplicar instrumentos de avaliação de competências na gestão de pessoas; - Conceber, propor e aplicar procedimentos e ferramentas de desenvolvimento de competências na gestão de pessoas. - Desenvolver a auto-consciência sobre as competências socio-emocionais e de liderança.
Programa
1. Conceito de Competência: abordagens, dimensões, medição. 2. Tipologias de Competências. 3. Medição de competências. 4. Tipos de Inteligência: QI, Inteligências Múltiplas e QE 5. Inteligência Emocional: conceitos, autores, medição. 6. Desenvolvimento de competências. 7. Gestão de Competências e Strategic Fit. 8. Mindset de Crescimento: conceito e desenvolvimento da competência 9. Competências específicas: Estabelecimento de objetivos; Capital Psicológico Positivo. Autorregulação e Resiliência. Resolução criativa de problemas. Empatia. Gestão de conflitos. Liderança. 10. Evolução da gestão de competências. Tendências atuais. 11. Os desafios da atração e da retenção de talentos.
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas, estudo de casos, auto-aplicação de instrumentos de avaliação de competências e análise de artigos científicos. Avaliação: trabalho individual que implica entrega de relatório escrito (65%) e apresentação (35%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Behavioral factors affecting talent management: Meta-synthesis technique.: Shahi, T., Farrokhsheresht, B., Taghipourian, M. J., & Aghajani, H. A. 2020 Shahi, T., Farrokhsheresht, B., Taghipourian, M. J., & Aghajani, H. A. (2020). Behavioral factors affecting talent management: Meta-synthesis technique. Iranian Journal of Management Studies, 13(1), 117-137.
- Talent management: a critical literature review and research agenda for public sector human resource management: Kravariti, F., & Johnston, K. 2020 Kravariti, F., & Johnston, K.. (2020). Talent management: a critical literature review and research agenda for public sector human resource management
- Gestão e desenvolvimento de competências: Ceitil, M. 2021 Ceitil, M. (2021). Gestão e desenvolvimento de competências (2nd ed.). Lisboa: Edições Sílabo,
- Reinventing talent management: Principles and practices for the new world of work: Lawler, E. E. 2017 Lawler, E. E. (2017). Reinventing talent management: Principles and practices for the new world of work. Berrett-Koehler Publishers.
- Employee training and development: Noe, R. A., & Kodwani, A. D. 2020 Noe, R. A., & Kodwani, A. D. (2020). Employee training and development (8th edition). McGraw-Hill Education.
- Competence at work: Models for superior performance: Spencer, L. M, & Spencer, S. M. 1993 Spencer, L. M, & Spencer, S. M. (1993). Competence at work: Models for superior performance . John Wiley & Sons, Inc.
- Talent Management: Handbook: Berger, L. A. 2020 Berger, L. A. (2020). Talent Management: Handbook. MGH.
- Manual de competência pessoais, interpessoais e instrumentais: Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. 2019 Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2019). Manual de competência pessoais, interpessoais e instrumentais (4ª ed.). Edições Sílabo
- Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento: F. Cascão (Ed.). 2014 F. Cascão (Ed.). (2014). Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento . Edições Sílabo
Secundária
- Paixão e Talento no Trabalho.: Palma, P. J. & Lopes, M. P. 2012 Palma, P. J. & Lopes, M. P. (2012). Paixão e talento no Trabalho. Lisboa: Edições Silabo.
- Leadership competencies and the essential role of human resource development in times of crisis: a response to Covid-19 pandemic,: Dirani, K. M., Abadi, M., Alizadeh, A., Barhate, B., Garza, R. C., Gunasekara, N., Ibrahim, G. & Majzun, Z. 2020 Dirani, K. M., Abadi, M., Alizadeh, A., Barhate, B., Garza, R. C., Gunasekara, N., Ibrahim, G. & Majzun, Z. (2020) Leadership competencies and the essential role of human resource development in times of crisis: a response to Covid-19 pandemic, Human Resource Development International, 23:4, 380-394.
- Towards a generalized competency model of collaborative problem solving: Sun, C., Shute, V. J., Stewart, A., Yonehiro, J., Duran, N., D'Mello, S. 2020 Sun, C., Shute, V. J., Stewart, A., Yonehiro, J., Duran, N., D'Mello, S. (2020). Towards a generalized competency model of collaborative problem solving, Computers & Education, 143
- Leadership competencies and the essential role of human resource development in times of crisis: a response to Covid-19 pandemic: Dirani, K. M., Abadi, M., Alizadeh, A., Barhate, B., Garza, R. C., Gunasekara, N., ... & Majzun, Z. 2020 Dirani, K. M., Abadi, M., Alizadeh, A., Barhate, B., Garza, R. C., Gunasekara, N., ... & Majzun, Z. (2020). Leadership competencies and the essential role of human resource development in times of crisis: a response to Covid-19 pandemic. Human Resource Development International, 23(4), 380-394.
- Active-Empathic Listening as a General Social Skill: Evidence from Bivariate and Canonical Correlations: Gearhart, C.C. & Bodie, G.D. 2011 Gearhart, C.C.& Bodie, G.D. (2011): Active-Empathic Listening as a General Social Skill: Evidence from Bivariate and Canonical Correlations, Communication Reports, 24:2, 86-98
- Growth Mindset for Human Resource Development: A Scoping Review of the Literature with Recommended Interventions.: Han, S. Jeoung, C. & Stieha, V. 2022 Han, S. Jeoung, C. & Stieha, V. (2020). Growth Mindset for Human Resource Development: A Scoping Review of the Literature with Recommended Interventions. Human Resource Development Review, 19.
- Managerial and Leadership Competencies A Behavioral Approach to Emotional, Social and Cognitive Intelligence: Boyatzis, R. 2011 Boyatzis, R. (2011). Managerial and Leadership Competencies A Behavioral Approach to Emotional, Social and Cognitive Intelligence. Vision: The Journal of Business Perspective, 15, 91-100.
- The Behavioral Level of Emotional Intelligence and Its Measurement: Boyatzis R.E. 2018 Boyatzis, R.E. (2018). The Behavioral Level of Emotional Intelligence and Its Measurement. Front. Psychol. 9,1438.
- Emotional intelligence. Imagination: Salovey, P., & Mayer, J. D. 1990 Salovey, P., & Mayer, J. D. (1990). Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, 9(3), 185–221.
- Multiple Intelligences After Twenty Years: Gardner, H. 2003 Gardner, H. (2003). Multiple Intelligences After Twenty Years. Paper presented at the American Educational Research Association, Chicago, Illinois