Plano de Estudos
Seminário I 9750301
Contextos
Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Por se tratar de uma unidade curricular de seminário, com uma forte dimensão prática e que surge no seguimento de duas unidades de metodologia de investigação existentes no primeiro ano, espera-se que os/as estudantes reforcem os seus conhecimentos sobre o desenho da pesquisa e aprofundem as suas competências nos seguintes domínios: 1. Recolha, análise e discussão de textos e dados relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos finais de mestrado. 2. Definição dos objetivos de pesquisa. 3. Problematização e conceptualização das pesquisas. 4. Fundamentação das opções ao nível das técnicas de recolha de dados. 5. Desenvolvimento de uma escrita científica. 6. Reflexão sobre processos de pesquisa conduzidos por pares.
Programa
1. O desenho da pesquisa: principais questões e momentos. 2. Desenvolvimento, apresentação e debate das pesquisas conduzidas pelos/as estudantes.
Método de Avaliação
Metodologia de ensino: - Ensino expositivo e fortemente participativo com o objetivo de criar um contexto de aprendizagem favorável ao desenvolvimento efetivo de competências de investigação pelos/as estudantes e ao avanço dos seus trabalhos finais de mestrado. Avaliação: - Contributos para a discussão de outros projetos em aula (20%); - Um trabalho escrito individual com apresentação oral dando conta dos progressos registados no projeto desde o workshop de mestrado (20% = 15% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral); - Um trabalho escrito individual com apresentação oral centrado no desenvolvimento do projeto ou no aprofundamento da problematização ou conceptualização do trabalho final do mestrado (60% = 55% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Qualitative Researching.: Mason, J. 2006 Mason, J. (2006). Qualitative Researching. London: Sage.
- Survey Methodology.: Groves, R., Fowler, F., Couper, M., Lepkowski, J., Singer, E., & Tourangeau, R. 2009 Groves, R., Fowler, F., Couper, M., Lepkowski, J., Singer, E., & Tourangeau, R. (2009). Survey Methodology. New Jersey: Wiley.
- O inquérito. Teoria e prática.: Ghiglione, R., & Matalon, B. 1993 Ghiglione, R., & Matalon, B. (1993). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta.
- Métodos Qualitativos na Investigação Científica.: Flick, U. 2013 Flick, U. (2013). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
- Metodologia da Investigação. Guia para autoaprendizagem.: Carmo, H., & Ferreira, M. 2014 Carmo, H., & Ferreira, M. (2014). Metodologia da Investigação. Guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
- Manual de Investigação em Ciências Sociais.: Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. 2019 Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Social Research Methods.: Bryman, A. 2012 Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
- Doing Your Research Project.: Bell, J. 2008 Bell, J. (2008). Doing Your Research Project. Berkshire: Open University Press.