Plano de Estudos
Psicologia da Família 9400104
Contextos
Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 621_Opcional III (Mestrado SOC) (2022/2023)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Conhecer os mais relevantes modelos teóricos, conceitos e autores das áreas da psicologia da família e da terapia familiar, bem como as suas relações; - Aprender a observar o sistema familiar na perspetiva psicossocial; - Co-construir um discurso transdisciplinar entre a Psicologia e a Sociologia; - Compreender e saber aplicar a visão sistémica e de construcionismo social ao pensamento e intervenção com famílias; - Aprofundar a relevância dos processos e axiomas comunicacionais na intervenção e investigação com famílias; - Saber aplicar métodos originados nestes modelos à investigação em família e género; - Saber discutir criticamente os modelos teóricos abordados e as suas aplicações, quer à prática da intervenção, quer à investigação com famílias; - Compreender/Intervir/Investigar as diferentes problemáticas emergentes das dinâmicas familiares na modernidade no contexto da globalização; - Analisar o contexto dos sistemas humanos numa perspetiva de investigação-ação.
Programa
I - Contexto histórico e teórico da Psicologia da Familia e modelos fundamentais 1 - A Psicologia da Familia e a Terapia Familiar: história, modelos, autores e conceitos 2 - A Família numa Perspectiva Sistémica 3 - Comunicação, Pensamento Sistémico e Construção de Realidades 4 - Construtivismo e Construcionismo Social II -Os desafios da Modernidade no âmbito da Família: perspetivas psicológicas 5 - A Sociedade e as atuais Problemáticas Familiares 6- Os Rituais familiares 7 - Os Ciclos da Vida Familiar: Mudança Individual, Género e Desenvolvimento Familiar III - Investigação e metodologias de intervenção em Psicologia da Família na contemporaneidade 8 - A Entrevista Familiar Sistémica, 9 - Genograma, Ecomapa e Rede Social 10 - A investigação-ação em familia e género 11 - As abordagens da psicologia positiva à investigação e intervenção com familias
Método de Avaliação
Metodologia de Ensino: Os conteúdos programáticos organizam-se em torno de exposição teórico-prática com recurso a suporte audiovisual e participação ativa dos alunos e alunas. Apoiam-se também na leitura crítica de artigos científicos recomendados. Recorrer-se-á a técnicas ativas, colaborativas e de co-aprendizagem. Abordar-se-ão sistemicamente as temáticas específicas associados às problemáticas familiares, na relação com a intervenção e investigação psicossocial. Metodologia de Avaliação de Conhecimento: trabalho individual escrito com aplicação prática das metodologias estudadas aplicadas a um contexto definido entre aluno e docente (70%); evolução do trabalho entre a apresentação intercalar - em data a definir pelo docente durante o semestre - e a discussão final após entrega do trabalho escrito, em data a definir no início do semestre (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Evolution of Systems Theory: Carr, A. 2015 Carr, A. (2015). The Evolution of Systems Theory. In Sexton, T. L., & Lebow, J. (Eds.). Handbook of family therapy. NY: Routledge (pp.13-29).
- The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives: McGoldrick, M., Preto, N. A. G., & Carter, B. A. 2015 McGoldrick, M., Preto, N. A. G., & Carter, B. A. (2015). The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives. Pearson.
- Strengthening family resilience: Walsh, F. 2015 Walsh, F. (2015). Strengthening family resilience. Third Edition. NY, London: The Guilford Press
- Manual de Terapia Familiar - Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica: Gouveia-Pereira, M. & Miranda, M.P. 2021 Gouveia-Pereira, M. & Miranda, M.P. (2021). Manual de Terapia Familiar - Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica. Lisboa: Pactor.
Secundária
- An Introduction to Family Therapy: Systemic Theory and Practice.: Dallos, R., & Draper, R. 2015 Dallos, R., & Draper, R. (2015). An Introduction to Family Therapy: Systemic Theory and Practice. 4th edn. Maidenhead: McGraw Hill Education.
- La red social: frontera de la práctica sistémica: Sluzki, C. E. 1996 Sluzki, C. E. (1996). La red social: frontera de la práctica sistémica. Gedisa.
- Family Therapy: Concepts and Methods: Nichols, M. 2017 Nichols, M. (2017). Family Therapy: Concepts and Methods (11th Edition). Hoboken: Pearson Education, Inc.
- Intervenção Positiva com famílias socialmente vulneráveis: Rivero, C. 2013 Rivero, C. (2013). Intervenção Positiva com famílias socialmente vulneráveis In Rivero, C., Sousa, L. Grilo, P. & Rodrigues, S. Manual-Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social, 30-53.