Plano de Estudos
Sociologia da Infância 9400204
Contextos
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção IV, V e VI
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção IV, V e VI > Opção VI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Habilitar os/as estudantes com conhecimentos teóricos, que lhes permitam compreender o contexto da emergência da Sociologia da Infância e o seu desenvolvimento. Desenvolver nos/nas estudantes a sua capacidade de análise e o seu espírito crítico, em relação aos problemas sociais contemporâneos e às questões que se levantam em torno da infância e do lugar das crianças, com particular destaque para os que se relacionam com a família e com as questões de género. Reforçar as competências dos/das estudantes nas áreas de investigação e intervenção social com crianças. Os/as estudantes deverão ser capazes de compreender as especificidades da infância, enquanto categoria social, e das crianças, enquanto atores sociais, de modo a poderem desenvolver trabalhos de investigação, pura e aplicada, que integrem essa perspetiva.
Programa
1- O crescente interesse pela infância e pelas crianças 2- A Sociologia da Infância: emergência e desenvolvimento 2.1. A emergência da Sociologia da Infância 2.2. Sociologia da Infância: paradigmas, modelos teóricos e campos 2.3. A Infância na Sociologia Contemporânea 3- Investigação e Intervenção com crianças 3.1. A investigação com crianças: aspetos éticos e metodológicos 3.2. Estratégias de intervenção para a promoção e proteção dos direitos da criança 4. Debates contemporâneos sobre a infância e problemas sociais na Infância 4.1. Debates contemporâneos sobre o conceito de infância e sobre o lugar das crianças 4.2. Problemas sociais na infância
Método de Avaliação
Metodologia de ensino: método expositivo com amplo recurso a exemplos, orientação de trabalhos e discussões orientadas (com base em artigos científicos, documentários, apresentações temáticas por especialistas convidados e/ou apresentações de trabalhos pelos alunos). A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. A avaliação é realizada com base num trabalho individual, considerando os seguintes elementos: trabalho escrito (70%); e, obrigatoriamente, apresentação oral e discussão (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Género na infância e juventude: Torres, A., Pinto, P. C., Costa, D., Maciel, D., Coelho, B., Theodoro, E., & Reigadinha, T. 2018 Torres, A., Pinto, P. C., Costa, D., Maciel, D., Coelho, B., Theodoro, E., & Reigadinha, T. (2018). Género na infância e juventude. Lisboa: CIEG/ISCSP.
- Children's Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks: Gaitán, L., Pechtelidis, Y., Tomás, C., & Fernandes, N. 2020 Gaitán, L., Pechtelidis, Y., Tomás, C., & Fernandes, N. (Edits.). (2020). Children's Lives in Southern Europe: Contemporary Challenges and Risks. Reino Unido: Edward Elgar Publishing.
- Research with children: Perspectives and practices: Christensen, P., & James, A 2017 Christensen, P., & James, A. (Edits.). (2017). Research with children: Perspectives and practices (3ª ed.). London: Routledge.
- Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos. Lisboa: APS - Associação Portuguesa de Sociologia.: Tomás, C., Tevisan, G. 2021 Tomás, C., Tevisan, G. (2021). Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos. Lisboa: APS - Associação Portuguesa de Sociologia.
- Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais: Tomás, C., Tevisan, G., Carvalho, M. J. L., Fernandes, N. (Eds) 2021 Tomás, C., Tevisan, G., Carvalho, M. J. L., Fernandes, N. (Eds) (2021). Conceitos-chave em Sociologia da Infância. Perspetivas Globais. Braga: Universidade do Minho Editora.
- Key Thinkers In Childhood Studies: Smith, C. & Greene, S. 2014 Smith, C. & Greene, S. (2014). Key Thinkers In Childhood Studies. Bristol: Policy Press.
- Cultura e Sociologia da Infância: estudos contemporâneos: Rego, T. C. (org.) 2018 Rego, T. C. (org.) (2018). Cultura e Sociologia da Infância: estudos contemporâneos . Curitiba: Editora CVR.
- Parentalidade: um contexto de mudanças: Mesquita, M. 2013 Mesquita, M. (2013). Parentalidade: um contexto de mudanças. Lisboa: ISCSP.
- História da criança em Portugal: desde D. Afonso Henriques até aos nossos dias, um olhar inédito sobre a infância: Martins, J. M. 2014 Martins, J.M. (2014). História da criança em Portugal: desde D. Afonso Henriques até aos nossos dias, um olhar inédito sobre a infância . Lisboa: Edições Parsifal.
- The Sociology of Childhood (Sociology for a New Century Series): Corsaro, W. A. 2018 Corsaro, W. A. (2018). The Sociology of Childhood (Sociology for a New Century Series) (5 th ed.). Los Angeles: SAGE.
- Theorising Childhood: Citizenship, Rights and Participation,Studies in Childhood and Youth: Baraldi, C. & Cockburn, T. 2018 Baraldi, C. & Cockburn, T. (eds) (2018). Theorising Childhood: Citizenship, Rights and Participation,Studies in Childhood and Youth .London: Palgrave Macmillan.
- História Social da Criança e da Família: Ariès, P. 2006 Ariès, P. (2006). História Social da Criança e da Família (2ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.
- Para uma Sociologia da Infância: jogos de olhares, pistas para a investigação: Almeida, A. N. 2009 Almeida, A. N. (2009). Para uma Sociologia da Infância: jogos de olhares, pistas para a investigação . Lisboa: ICS.
Secundária
- Oxford Handbook of Child Protection Systems: Berrick, J. D., Gilbert, N., & Skivenes, M. (Edits.) 2023 Berrick, J. D., Gilbert, N. & Skivenes, M. (Eds.). (2023). Oxford Handbook of Child Protection Systems. Oxford: Oxford University Press.
- Parentalidade(s) nas Famílias Nucleares Contemporâneas: Mesquita, M. 2014 Mesquita, M.(2014). Parentalidade(s) nas Famílias Nucleares Contemporâneas . Lisboa: ISCSP.