Plano de Estudos

Metodologia de Investigação: O Desenho de Pesquisa 9900108

Contextos

Groupo: 3_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades na elaboração, redação e apresentação de um desenho de pesquisa, no domínio da Política Social (PS). No final da UC, o/a estudante deverá demonstrar capacidade para: Escolher um tema de investigação adequado, tendo em conta as suas motivações, itinerários e contextos biográficos e o contexto e especificidades da investigação em PS; Realizar uma revisão de literatura, que enquadre teórico-conceptualmente o tema e justifique a realização de uma pesquisa, mobilizando, entre outros, artigos publicados em revistas científicas de referência; Formular, com base no estado da arte, um problema de investigação ou investigação-ação no domínio da PS, original, relevante, bem delimitado e investigável; Selecionar as opções metodológicas mais adequadas ao problema e objetivos de pesquisa, de modo cientificamente fundamentado, considerando as suas implicações éticas e deontológicas e a sua exequibilidade; Redigir e apresentar um desenho de pesquisa.

Programa

1. O processo de investigação em Política Social 1.1. Relevância no processo de investigação das motivações, itinerários e contextos biográficos dos investigadores 1.2. Contexto e especificidades do processo de investigação em Política Social 1.3. Aspetos éticos na investigação em Política Social   2. Da escolha do tema ao estado da arte 2.1. Critérios a considerar na escolha de um tema de investigação 2.2. Trabalho exploratório em torno da definição da problemática 2.3. Pesquisa bibliográfica e análise crítica da literatura   3. Da formulação do problema e definição dos objetivos ao desenho da metodologia de investigação 3.1. Formulação do problema e definição dos objetivos de investigação 3.2. Lógica de investigação  3.3. Opções metodológicas de base 3.4. Apresentação do desenho de pesquisa

Método de Avaliação

Métodos expositivo e ativo com amplo recurso a exemplos, discussões orientadas sobre componentes do desenho de pesquisa com recurso a materiais de suporte (e.g artigos científicos), orientações de trabalhos e elaboração e apresentação de trabalhos pelos estudantes. A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II ciclo de estudos do ISCSP. Na época normal a avaliação será feita através da realização de um trabalho individual de desenho de uma pesquisa e inclui: dois trabalhos intermédios desenvolvidos durante o período letivo (20%), trabalho escrito final (60%) e respetiva apresentação oral e discussão (20%). Na época de recurso, a avaliação será feita através da realização de um trabalho individual de desenho de uma pesquisa e inclui: trabalho escrito final (70%) e respetiva apresentação oral e discussão (30%). O trabalho escrito final é desenvolvido sob a orientação das docentes da unidade curricular.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Understanding research for social policy and social work (2nd ed.).: Becker, S., Bryman, A. & Ferguson, H. (eds.) 2012 Becker, S., Bryman, A. & Ferguson, H. (eds.) (2012). Understanding research for social policy and social work (2nd ed.). Bristol: Policy Press.
  • Social Research Methods (5th ed.).: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social Research Methods (5th ed.). New York: Oxford, University Press.
  • Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem (3ª ed, e-book).: Carmo, H. e Ferreira, M.M. 2015 Carmo, H. e Ferreira, M.M. (2015). Metodologia da investigação: guia para autoaprendizagem (3ª ed, e-book). Lisboa: Universidade Aberta.
  • Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (eBook).: Coutinho, C. P. 2014 Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (eBook). Coimbra: Almedina.
  • Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed. e-book).: Creswell, J.W. & Creswell, J.D. 2017 Creswell, J.W. & Creswell, J.D. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed. e-book). London: Sage.
  • Manual de Investigação em Ciências Sociais (Trad.).: Champenhoud, L., Marquet, J. Quivy, R. 2019 Champenhoud, L., Marquet, J. Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais (Trad.). Lisboa: Gradiva.
  • Teoria e Métodos de Pesquisa Social (2ª ed. Trad.).: Somekh, B. & Lewin, C. (eds.) 2017 Somekh, B. & Lewin, C. (eds.) (2017). Teoria e Métodos de Pesquisa Social (2ª ed. Trad.). Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre