Plano de Estudos

Políticas de Educação e Formação 9900113

Contextos

Groupo: 3_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 521_Opção IV - MPS (2014/2015)

Groupo: 3_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 519_Opção II - MPS (2014/2015)

Groupo: 3_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 518_Opção I MPS

Groupo: 3_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 520_Opção III - MPS (2014/2015)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de desenvolvimento de capacidades reflexivas, conceptuais e operatórias sobre as linhas orientadoras das atuais políticas de educação e formação não só no quadro da realidade portuguesa mas também da de outros países. No final da unidade, os(as) mestrandos(as) deverão ser capazes de: 1. Identificar, analisar e aplicar os conceitos e os debates teóricos e epistemológicos acerca da construção política e social da educação e formação; 2. Perspetivar as atuais políticas de educação e formação à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e territorialização/municipalização; 3. Integrar e interpretar o estudo das ideias, dos valores e dos atores que orientam o processo de decisão política da educação e formação e o seu impacto na promoção da coesão social das sociedades; 4. Desenvolver e aplicar competências de investigação aplicada e de intervenção profissional relevante no âmbito das políticas de educação e formação.

Programa

1. A construção política e social da Educação e da Formação     1.1. Educação e Formação: uma dimensão política e social     1.2. Políticas Públicas e Políticas Sociais 2. Dimensões atuais das Políticas de Educação e Formação     2.1. Globalização, Transnacionalização e Territorialização: o caso de Portugal     2.2. Políticas Europeias e Mundiais: linhas orientadoras e atores 3. Tendências evolutivas e cenários prospetivos das Políticas de Educação e Formação     3.1. Novos paradigmas e modelos educativos: Coesão social, diversidade cultural e competência digital     3.2. Outros e novos desafios e debates atuais e futuros

Método de Avaliação

Aulas expositivas com apresentação de textos de referência com um espaço de debate promovido com e pelos estudantes; aulas com convidados especialistas e com recurso a meios digitais; investigação aplicada; orientação tutorial. A avaliação será feita com base num trabalho escrito na forma de um 'working paper' sobre uma problemática atual das políticas de educação e formação no contexto nacional ou internacional, em parceria com o professor. Este trabalho atenderá a dois elementos orientadores:  1. O processo exploratório de definição da proposta do tema do trabalho final escrito com base em leituras críticas de diferentes tipos de documentos (capítulo de livros, artigos, relatórios, atas, sites Internet, etc.) apresentados pelos mestrandos(as), fazendo a articulação com os conteúdos programáticos (40%); 2. A elaboração, redação e apresentação escrita da versão final do trabalho escrito, numa perspetiva de acompanhamento contínuo, com respectiva discussão oral (60%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre