Plano de Estudos
Políticas de Emprego 9900214
Contextos
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção IV, V e VI > Opção V
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção IV, V e VI
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No domínio cognitivo, pretende-se que os alunos sejam capazes de analisar criticamente os problemas de emprego contemporâneos, debater os seus contornos e a forma como têm sido encarados na teoria e na práxis profissional onde emergem. Devem ser capazes de aplicar os conceitos, abordagens e metodologias desta área investigando um problema, descobrindo os aspetos originais e relevantes a investigar, identificando dificuldades e formas de as ultrapassar. Pretende-se que os alunos aprofundem as capacidades de investigação, nomeadamente de pesquisa, síntese e interpretação de informação nesta área de estudo. Devem ainda ser capazes de comunicar os resultados do seu trabalho de forma clara e sem ambiguidades. No domínio das atitudes, pretende-se que os alunos sejam capazes de se autocriticarem e de receberem criticas e sugestões acerca do seu trabalho; trabalhar autonomamente e com brio; e respeitar os princípios e regras éticas e deontológicas do trabalho académico.
Programa
1. Trabalho, Emprego e seus significados 2. Regimes de Bem Estar Social e emprego 3. Transformações no emprego 4. Flexibilidade, precariedade e desigualdades no emprego 5. Politicas passivas e ativas de emprego
Método de Avaliação
O ensino envolve a combinação dos métodos expositivo, participativo sobre os conteúdos propostos. Os conteúdos são explicados e os alunos são estimulados a partilhar as suas experiências e as reflexões que fazem sobre os assuntos abordados. Aconselha-se a leitura de textos propostos em cada ponto do programa, para que a discussão seja informada e aprofundada, atendendo também às diferentes áreas de formação dos alunos. Recorre-se ainda a métodos de ensino ativos, nomeadamente com a realização de um trabalho de análise crítica que serve também para avaliação. Com a finalidade de apoiar o trabalho dos alunos realizam-se sessões práticas onde os alunos podem tirar dúvidas ou até mesmo realizar algumas tarefas com acompanhamento. Ponderações: -Trabalho individual escrito de análise crítica de um artigo científico (40%) e apresentação oral (10%); -Teste individual escrito - 50%. A melhoria de nota será realizada através de um exame individual escrito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- As Políticas de Proteção no Desemprego em Portugal: Adão e Silva, P., e Pereira, M. T. 2012 Adão e Silva, P., e Pereira, M. T. (2012). As Políticas de Proteção no Desemprego em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 70, 133-150.
- Comparing Welfare State Regimes: Are Typologies an Ideal or Realistic Strategy?: Ebbinghaus, B. 2012 Ebbinghaus, B. (2012, September). Comparing Welfare State Regimes: Are Typologies an Ideal or Realistic Strategy? Paper presented at European Social Policy Analysis Network, ESPAnet Conference, Edinburgh, UK.
- The Three Worlds of Welfare Capitalism: Esping-Andersen, G. 1990 Esping-Andersen, G. (1990). The Three Worlds of Welfare Capitalism. Princeton University Press.
- "Employment Relations, Welfare and Politics": Hassel, A. 2013 Hassel, A. (2013). "Employment Relations, Welfare and Politics" In C. Frege and J. Kelly (Eds.) Comparative Employment Relations in the Global Economy (pp. 131-147). Routledge.
- Collapsing Worlds and Varieties of Welfare Capitalism: In search of a new political economy of welfare: Schelkle, W. 2012 Schelkle, W. (2012). Collapsing Worlds and Varieties of Welfare Capitalism: In search of a new political economy of welfare. LEQS Paper No. 54/2012, 1-38.
- Globalization and Social Policy: From Global Neoliberal Hegemony to Global Political Pluralism: Yeates, N. 2002 Yeates, N. (2002). Globalization and Social Policy: From Global Neoliberal Hegemony to Global Political Pluralism. Global Social Policy, 2(1), 69-91.