Plano de Estudos
Políticas de Educação e Formação 9900113
Contextos
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III > Opção II
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de desenvolvimento de capacidades reflexivas, conceptuais e operatórias sobre as linhas orientadoras das atuais políticas de educação e formação não só no quadro da realidade portuguesa mas também da de outros países. No final da unidade, os(as) mestrandos(as) deverão ser capazes de: 1. Identificar, analisar e aplicar os conceitos e os debates teóricos e epistemológicos acerca da construção política e social da educação e formação; 2. Perspetivar as atuais políticas de educação e formação à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e territorialização/municipalização; 3. Integrar e interpretar o estudo das ideias, dos valores e dos atores que orientam o processo de decisão política da educação e formação e o seu impacto na promoção da coesão social das sociedades; 4. Desenvolver e aplicar competências de investigação aplicada e de intervenção profissional relevante no âmbito das políticas de educação e formação.
Programa
1. A construção política e social da Educação e da Formação 1.1. Educação e Formação: uma dimensão política e social 1.2. Políticas Públicas e Políticas Sociais 2. Dimensões atuais das Políticas de Educação e Formação 2.1. Globalização, Transnacionalização e Territorialização: o caso de Portugal 2.2. Políticas Europeias e Mundiais: linhas orientadoras e atores 3. Tendências evolutivas e cenários prospetivos das Políticas de Educação e Formação 3.1. Novos paradigmas e modelos educativos: Coesão social, diversidade cultural e competência digital 3.2. Outros e novos desafios e debates atuais e futuros
Método de Avaliação
Aulas expositivas com apresentação de textos de referência com um espaço de debate promovido com e pelos estudantes; aulas com convidados especialistas e com recurso a meios digitais; investigação aplicada; orientação tutorial. A avaliação será feita com base num trabalho escrito na forma de um 'working paper' sobre uma problemática atual das políticas de educação e formação no contexto nacional ou internacional, em parceria com o professor. Este trabalho atenderá a dois elementos orientadores: 1. O processo exploratório de definição da proposta do tema do trabalho final escrito com base em leituras críticas de diferentes tipos de documentos (capítulo de livros, artigos, relatórios, atas, sites Internet, etc.) apresentados pelos mestrandos(as), fazendo a articulação com os conteúdos programáticos (40%); 2. A elaboração, redação e apresentação escrita da versão final do trabalho escrito, numa perspetiva de acompanhamento contínuo, com respectiva discussão oral (60%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Administração e política educacional. Um percurso de investigação: Barroso, J. 2022 Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
- Equidade e excelência em educação: Dilemas e tensões na sociedade contemporânea. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 1027-1039): Souza, António R. A. & Torres, Leonor L. 2022 Aveiro: Universidade de Aveiro Editora.
- Avances recientes de la Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación: UNESCO - Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación 2021 Paris: UNESCO
- Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise.: Freire, S. (Coord.) 2021 Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
- La educación en un mundo tras la COVID. Nueve ideas para la acción pública: UNESCO 2020 Paris: UNESCO, Comisión internacional sobre Los futuros de la educación
- Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismo: Baixinho, A. F. 2017 EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 105-124, jan./abr. 2017.
- A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais: Abrantes, P. 2016 Sociologia, Problemas e Práticas.Online], NE | 2016, posto online no dia 02 fevereiro 2017, consultado o 23 julho 2021
- Educação e políticas sociais – valores, conceitos e práticas: Baptista, I. 2015 Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 01, n.01, jan.- abr. 2015, p.9-16
- As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública: esboço de uma perspetiva de análise e inventário de estudos: Carvalho, L. M. 2015 Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 314-333, maio/ago. 2015
- 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Volumes I e II.: Rodrigues, M. L. (Org.) 2014 Lisboa: Edições Almedina.
- Políticas Públicas de Educação. equidade e sucesso escolar: Lemos, V. 2013 SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.o 73, 2013, pp. 151-169.
- Educação e formação em Portugal: alguns desafios: Neves, M. F. 2013 Exedra Revista Científica ESEC Número 7 de 2013 – Revisões Temáticas
- As Políticas Educativas como Políticas Sociais: mapeando transformações no mandato para a Educação de Adultos Hodierna: Barros, R. 2011 Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
- Políticas educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação: Barroso, J., & Afonso, N. (org.). 2011 Porto: FML.
- Educação 2021. Para uma história do futuro: Nóvoa, A. S. 2009 Revista Ibero-Americana Educación, 40, 181-199.
Secundária
- Estado da Educação 2020 (Edição 2021): Conselho Nacional de Educação 2022 Lisboa: Conselho Nacional de Educação
- Education and training monitor 2021: Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture (European Commission) 2021 Publications Office of the EU
- Regards sur l'éducation 2021 : Les indicateurs de l'OCDE: OCDE 2021 Paris: Éditions OCDE
- Education at a Glance 2021: OECD 2021 Paris: OECD Editions
- Políticas Sociais Locais: Associação Nacional de Municípios Portugueses 2015 XXII Congresso, 27 e 28 março 2015 Tróia/Grândola
- Educação, globalização e neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: Teodoro, A. 2010 Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas.