Plano de Estudos

Políticas de Educação e Formação 9900113

Contextos

Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III > Opção II

Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de desenvolvimento de capacidades reflexivas, conceptuais e operatórias sobre as linhas orientadoras das atuais políticas de educação e formação não só no quadro da realidade portuguesa mas também da de outros países. No final da unidade, os(as) mestrandos(as) deverão ser capazes de: 1. Identificar, analisar e aplicar os conceitos e os debates teóricos e epistemológicos acerca da construção política e social da educação e formação; 2. Perspetivar as atuais políticas de educação e formação à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e territorialização/municipalização; 3. Integrar e interpretar o estudo das ideias, dos valores e dos atores que orientam o processo de decisão política da educação e formação e o seu impacto na promoção da coesão social das sociedades; 4. Desenvolver e aplicar competências de investigação aplicada e de intervenção profissional relevante no âmbito das políticas de educação e formação.

Programa

1. A construção política e social da Educação e da Formação     1.1. Educação e Formação: uma dimensão política e social     1.2. Políticas Públicas e Políticas Sociais 2. As dimensões nacionais e internacionais das Políticas de Educação e Formação     2.1. Globalização, Transnacionalização e Territorialização: o caso de Portugal     2.2. Políticas Europeias e Mundiais: linhas orientadoras e atores 3. As tendências evolutivas e os cenários prospetivos das Políticas de Educação e Formação     3.1. Novos paradigmas e modelos educativos: Coesão social, diversidade cultural e competência digital     3.2. Outros e novos desafios e debates atuais e futuros

Método de Avaliação

A avaliação será feita com base num trabalho escrito final na forma de um 'working paper', projeto e/ou ensaio sobre uma problemática atual das políticas de educação e formação no contexto nacional ou internacional, em parceria com o professor e atenderá a dois elementos orientadores:  1. O processo exploratório de definição do tema para o trabalho escrito final com base em leituras críticas de diferentes tipos de documentos (capítulo de livros, artigos, relatórios, atas, sites Internet, etc.) apresentados pelos mestrandos(as), fazendo a articulação com os conteúdos programáticos (40%); 2. A elaboração e redação do trabalho escrito final, numa perspetiva de acompanhamento contínuo, com respectiva discussão oral (60%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre