Plano de Estudos
Políticas de Educação e Formação 9900113
Contextos
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III > Opção II
Groupo: 4_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcionais > Opção I, II e III
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende constituir um espaço de desenvolvimento de capacidades reflexivas, conceptuais e operatórias sobre as linhas orientadoras das atuais políticas de educação e formação não só no quadro da realidade portuguesa mas também da de outros países. No final da unidade, os(as) mestrandos(as) deverão ser capazes de: 1. Identificar, analisar e aplicar os conceitos e os debates teóricos e epistemológicos acerca da construção política e social da educação e formação; 2. Perspetivar as atuais políticas de educação e formação à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e territorialização/municipalização; 3. Integrar e interpretar o estudo das ideias, dos valores e dos atores que orientam o processo de decisão política da educação e formação e o seu impacto na promoção da coesão social das sociedades; 4. Desenvolver e aplicar competências de investigação aplicada e de intervenção profissional relevante no âmbito das políticas de educação e formação.
Programa
1. A construção política e social da Educação e da Formação 1.1. Educação e Formação: uma dimensão política e social 1.2. Políticas Públicas e Políticas Sociais 2. As dimensões nacionais e internacionais das Políticas de Educação e Formação 2.1. Globalização, Transnacionalização e Territorialização: o caso de Portugal 2.2. Políticas Europeias e Mundiais: linhas orientadoras e atores 3. As tendências evolutivas e os cenários prospetivos das Políticas de Educação e Formação 3.1. Novos paradigmas e modelos educativos: Coesão social, diversidade cultural e competência digital 3.2. Outros e novos desafios e debates atuais e futuros
Método de Avaliação
A avaliação será feita com base num trabalho escrito final na forma de um 'working paper', projeto e/ou ensaio sobre uma problemática atual das políticas de educação e formação no contexto nacional ou internacional, em parceria com o professor e atenderá a dois elementos orientadores: 1. O processo exploratório de definição do tema para o trabalho escrito final com base em leituras críticas de diferentes tipos de documentos (capítulo de livros, artigos, relatórios, atas, sites Internet, etc.) apresentados pelos mestrandos(as), fazendo a articulação com os conteúdos programáticos (40%); 2. A elaboração e redação do trabalho escrito final, numa perspetiva de acompanhamento contínuo, com respectiva discussão oral (60%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Administração e política educacional. Um percurso de investigação: Barroso, J. 2022 Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
- Equidade e excelência em educação: Dilemas e tensões na sociedade contemporânea. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 1027-1039): Souza, António R. A. & Torres, Leonor L. 2022 Aveiro: Universidade de Aveiro Editora.
- Avances recientes de la Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación: UNESCO - Comisión Internacional sobre los Futuros de la Educación 2021 Paris: UNESCO
- Inclusão como participação social: diferentes perspetivas em análise.: Freire, S. (Coord.) 2021 Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
- La educación en un mundo tras la COVID. Nueve ideas para la acción pública: UNESCO 2020 Paris: UNESCO, Comisión internacional sobre Los futuros de la educación
- Políticas educativas em Portugal: governação, contexto local e hibridismo: Baixinho, A. F. 2017 EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 42, p. 105-124, jan./abr. 2017.
- A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais: Abrantes, P. 2016 Sociologia, Problemas e Práticas.Online], NE | 2016, posto online no dia 02 fevereiro 2017, consultado o 23 julho 2021
- Educação e políticas sociais – valores, conceitos e práticas: Baptista, I. 2015 Laplage em Revista (Sorocaba), vol. 01, n.01, jan.- abr. 2015, p.9-16
- As políticas públicas de educação sob o prisma da ação pública: esboço de uma perspetiva de análise e inventário de estudos: Carvalho, L. M. 2015 Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 314-333, maio/ago. 2015
- 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Volumes I e II.: Rodrigues, M. L. (Org.) 2014 Lisboa: Edições Almedina.
- Políticas Públicas de Educação. equidade e sucesso escolar: Lemos, V. 2013 SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.o 73, 2013, pp. 151-169.
- Educação e formação em Portugal: alguns desafios: Neves, M. F. 2013 Exedra Revista Científica ESEC Número 7 de 2013 – Revisões Temáticas
- Políticas educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação: Barroso, J., & Afonso, N. (org.). 2011 Porto: FML.
- Educação 2021. Para uma história do futuro: Nóvoa, A. S. 2009 Revista Ibero-Americana Educación, 40, 181-199.
- Reimaginar nossos futuros juntos..um novo contrato social para a educação: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação-UNESCO. 2022 UNESCO
Secundária
- Estado da Educação 2023: Conselho Nacional de Educação 2024 Conselho Nacional de Educação
- Education and training monitor 2024: Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture (European Commission) 2024 Publications Office of the EU
- Regards sur l'éducation 2024 : Les indicateurs de l'OCDE: OCDE 2024 Éditions OCDE
- Education at a Glance 2024: OECD 2024 OECD Editions
- Políticas Sociais Locais: Associação Nacional de Municípios Portugueses 2015 XXII Congresso, 27 e 28 março 2015 Tróia/Grândola
- Educação, globalização e neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação: Teodoro, A. 2010 Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas.