Plano de Estudo

Atração, Retenção e Sistemas de Recompensas ARSR

Contextos

Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo geral é aprofundar e alargar os aspectos teóricos, empíricos e práticos da investigação sobre políticas e práticas de atração, retenção e compensação no domínio da gestão de pessoas, numa perspetiva histórica e contextual. Especificamente: - Analisar os desafios e práticas de atração e retenção de profissionais no mercado de trabalho atual; - Compreender as tendências actuais em matéria de atração, retenção e compensação; - Desenvolver competências de investigação nestas áreas temáticas, tendo em conta as características dos trabalhadores, da organização, as mudanças no trabalho e o contexto; - Discutir criticamente as políticas e práticas de atração, retenção e compensação das organizações empresariais e as suas implicações éticas. Em termos de competências, o curso visa dotar os alunos de conhecimentos e capacidades para conceber e implementar criticamente a investigação sobre os processos e práticas de atração, compensação e retenção de trabalhadores.

Programa

Contextualização teórica, empírica, social, económica, histórica e ética das políticas remuneratórias e de gestão por competências no contexto da contemporaneidade. Uma gestão humanizada e com impacto social global. A gestão por competências e as estratégias de atração, seleção, retenção e desenvolvimento de talento. O processo prático de mapeamento e análise do talento baseado em competências. Sistemas e políticas de remuneração na gestão estratégica. A motivação humana em contexto. Investigação e prática dos processos remuneratórios e compensatórios, e suas implicações pessoais, organizacionais e societais. Modelos organizacionais positivos na gestão do talento e das compensações.

Método de Avaliação

A avaliação sumativa é concretizada pela execução de um trabalho individual (70%), com apresentação oral (30%). A avaliação é realizada com recurso a um trabalho final individual. Pretende-se que o mesmo sirva para desenvolver a capacidade de leitura critica de modelos teóricos e de estudos empíricos, familiarizar os/as estudantes com a literatura cientifica e capacitá-lo/as para desenvolverem competências em recolha e análise de dados, bem como em apresentação. A natureza do elemento escrito implicará assim um trabalho que implica: a) revisão de literatura sobre um dos temas trabalhados na UC; b) integração de uma parte do trabalho que faça pontes com experiência organizacional concreta, podendo ser uma recolha de dados numa ou mais organizações (alguma ou algumas entrevistas, breve questionário e respetivas análises...) ou ligação com dados obtidos através de documentos ou sites das empresas escolhidas; c) deve ter a dimensão maxima de 10 paginas. A data de submissão do trabalho, no ambiente Moodle, será a data estabelecida pelo ISCSP para a avaliação final, data em que será também feita a apresentação do trabalho, em formato de pitch criativo de 5 minutos. As regras formais são as vigentes nas teses (introdução, desenvolvimento do tema e revisão teórica, dimensão aplicada e/ou de recolha de dados ou analise documental, conclusões e referencias bibliográficas. O trabalho deve também apoiar-se em, pelo menos, 3 artigos científicos publicados nos últimos cinco anos. Quanto à melhoria de nota, e tal como previsto no n.º 7 do Regulamento de avaliação, deverá ser realizada a submissão de um trabalho original.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • (Not) Paying for Diversity: Repugnant Market Concerns Associated with Transactional Approaches to Diversity Recruitment.: • Jackson, S. R. 2023 Jackson, S. R. (2023). (Not) Paying for Diversity: Repugnant Market Concerns Associated with Transactional Approaches to Diversity Recruitment. Administrative Science Quarterly, 68(3), 824–866. https://doi.org/.1177/00018392231183649
  • The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and Employee Retention: Goldstein, H.W., Pulakos, E.D., Passmore, J., & Semedo, C. 2017 Goldstein, H.W., Pulakos, E.D., Passmore, J., & Semedo, C. (2017). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and Employee Retention.
  • Solving the Supreme Problem: 100 years of selection and recruitment at the Journal of Applied Psychology: Ployhart, R. E., Schmitt, N., & Tippins, N. T. 2017 Ployhart, R. E., Schmitt, N., & Tippins, N. T. (2017). Solving the Supreme Problem: 100 years of selection and recruitment at the Journal of Applied Psychology. Journal Of Applied Psychology, 102(3), 291-304.
  • Talent management and organizational commitment: the partial mediating role of pay satisfaction: Luna-Arocas, R. & Danvila del Valle, I. & Lara, F. 2020 Luna-Arocas, R. & Danvila del Valle, I. & Lara, F. (2020). Talent management and organizational commitment: the partial mediating role of pay satisfaction. Employee Relations: The International Journal. ahead-of-print. 10.1108/ER-11-2019-0429.
  • Human Resources Competencies and the Mediation Role of the Organizational Climate: Bahar, E., & Köroğlu, E. Ö. 2020 Bahar, E., & Köroğlu, E. Ö. (2020). Human Resources Competencies and the Mediation Role of the Organizational Climate. Business & Management Studies: An International Journal, 8(4), 993-1014.

Secundária

  • Development a Model for the Evaluation and Improvement of Key Human Resource Competencies Using the Grounded Theory.: Nouri, H., Yaghoubi, N. M., Haddadi, E., & Viseh, S. M. 2020 Nouri, H., Yaghoubi, N. M., Haddadi, E., & Viseh, S. M. (2020). Development a Model for the Evaluation and Improvement of Key Human Resource Competencies Using the Grounded Theory. Quarterly Scientific Journal of Rescue and Relief, 12(1), 13-22.
  • Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento: Cascão, F. 2014 Cascão, F. (Ed.). (2014). Gestão de Competências, do Conhecimento e do Talento. Lisboa: Edições Sílabo (Cota: HD30.3 CAS 2014)

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre