Plano de Estudo
Políticas e Desenvolvimento de Recursos Humanos PDRH
Contextos
Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular habilita os/as estudantes a analisarem o mundo do trabalho a partir de uma perspetiva sociológica como ponto de partida para o desenvolvimento de políticas de desenvolvimento de recursos humanos. Pretende-se que os/as estudantes adquiram conhecimento sobre o contributo da sociologia para a gestão de recursos humanos, o carácter socio-histórico do trabalho e o debate sobre a centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas, as implicações da globalização e das transformações tecnológicas no emprego, a relação entre flexibilidade, precariedade e desigualdade social, as dinâmicas de continuidade e mudança na organização do trabalho na indústria e serviços e o papel das organizações na promoção da qualidade do emprego e, em particular, da igualdade de género na esfera pública e privada do trabalho.
Programa
1. Sociologia e gestão de recursos humanos: tensões e diálogos teóricos. 1.1. Teorias clássicas da sociologia do trabalho 1.2. Mudanças organizacionais: burocracia e implicações da pós-burocracia 2. Globalização, mudanças tecnológicas e transformações do emprego 2.1. Trabalho na sociedade industrial e pós-industrial 2.2. Cultura, emoção e identidade no trabalho 3. Flexibilidade, precariedade e desigualdade social. 3.1. Divisões e trabalho (inequidades, teorias e estruturas) 3.2. Controlo e resistência 3.3. Tempo e trabalho 4. Modelos de produção e organização do trabalho na indústria e nos serviços. 4.1. Do modelo tradicional ao modelo remoto e híbrido 5. Responsabilidade social e corporativa 5.1. Assuntos contemporâneos (igualdade de género, minorias e diversidade) 5.2. A GRH como parceira estratégica do desenvolvimento de políticas éticas
Método de Avaliação
Metodologia de Ensino - As metodologias de ensino enquadram-se na natureza teórico-prática das aulas, conjugando a exposição das matérias com a análise crítica de textos científicos e debates em sala que visam estimular a participação dos/as estudantes no processo de ensino-aprendizagem e desenvolver competências que lhes permitam conduzir, de forma autónoma, projetos de pesquisa sobre os temas abordados na unidade curricular. Metodologia de Avaliação - Teste final individual presencial escrito (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Sociology of Work: Continuity and Change in Paid and Unpaid Work: Edgell, S. & Granter, E. 2019 Edgell, S. & Granter, E. (2019). The Sociology of Work: Continuity and Change in Paid and Unpaid Work. SAGE.
- Igualdade de género ao longo da vida. Portugal no contexto europeu.: Torres, A., Pinto, P.C., Costa, D., Coelho, B., Maciel, D., Reigadinha, T. & Theodoro, E. 2018 Torres, A., Pinto, P.C., Costa, D., Coelho, B., Maciel, D., Reigadinha, T. & Theodoro, E. (2018). Igualdade de género ao longo da vida. Portugal no contexto europeu. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Towards Critical Human Resource Management Education (CHRME): a sociological imagination approach: Bratton, J. & Gold, J. 2015 Bratton, J. & Gold, J. (2015). Towards Critical Human Resource Management Education (CHRME): a sociological imagination approach. Work, Employment and Society, 29(3), 496–507.