Plano de Estudo

Psicologia da Saúde Ocupacional PSO

Contextos

Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opção II

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos, competências e pensamento crítico que lhes permitam identificar, gerir, desenvolver e investigar, de forma cientificamente fundamentada, políticas e práticas organizacionais promotoras de saúde e bem-estar no trabalho. - Identificar e descrever os principais modelos teóricos no âmbito da psicologia da saúde ocupacional; - Compreender a colaboração de especialistas de diversas áreas disciplinares, numa integração de conhecimentos e práticas, para o desenvolvimento de investigação e de intervenção neste domínio; - Identificar os potenciais fatores de risco psicossociais e as suas consequências para a saúde individual e para a organização; - Desenhar, implementar e avaliar programas de intervenção para promover a saúde no trabalho em geral e prevenir os danos dos riscos psicossociais; - Discutir de forma crítica o futuro da psicologia da saúde ocupacional, enquanto área de intervenção e de investigação.

Programa

1. Aspetos conceptuais da Psicologia da Saúde Ocupacional  Objeto de estudo  Contextualização histórica  Âmbitos de investigação e intervenção profissional  Modelos teóricos  Fatores contextuais na Psicologia da Saúde Ocupacional  Interfaces com a segurança e saúde no trabalho e a gestão de recursos humanos 2. Riscos psicossociais  Tipologias de riscos psicossociais  Identificação e avaliação de riscos psicossociais  Consequências e prevenção de cada tipologia de risco  Contexto normativo específico 3. Intervenção em Psicologia da Saúde Ocupacional  Metodologias e ferramentas de avaliação  Estratégias de prevenção e intervenção  Obstáculos à prevenção e intervenção nas organizações  Avaliação da intervenção 4. Perspetivas futuras na Psicologia da Saúde Ocupacional

Método de Avaliação

A metodologia pedagógica será dinâmica, apresentando os conceitos, os modelos teóricos, os dados empíricos e as práticas organizacionais através de momentos de exposição mas, sobretudo, de dinâmicas ativas, reflexivas, participadas, motivadoras e relacionais. Os mestrandos serão os maiores protagonistas do processo de co-construção de conhecimentos. A avaliação de conhecimentos é realizada com recurso a um trabalho final individual. Pretende-se que o mesmo sirva para desenvolver a capacidade de leitura critica da literatura científica e de políticas e práticas sobre um dos temas abordados nesta Unidade Curricular. A avaliação sumativa é assim concretizada pela execução de um trabalho individual (70%), com apresentação (30%), sendo esta seguida de debate em turma.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos: Gonçalves, S.P. 2003 Gonçalves, S.P. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho.
  • Essentials of Occupational Health Psycholog: Cunningham, C.J.L., & Black, K.J. 2021 Cunningham, C.J.L., & Black, K.J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. Routledge.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre