Plano de Estudo
Psicologia da Saúde Ocupacional PSO
Contextos
Groupo: 1_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opção II
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos, competências e pensamento crítico que lhes permitam identificar, gerir, desenvolver e investigar, de forma cientificamente fundamentada, políticas e práticas organizacionais promotoras de saúde e bem-estar no trabalho. - Identificar e descrever os principais modelos teóricos no âmbito da psicologia da saúde ocupacional; - Compreender a colaboração de especialistas de diversas áreas disciplinares, numa integração de conhecimentos e práticas, para o desenvolvimento de investigação e de intervenção neste domínio; - Identificar os potenciais fatores de risco psicossociais e as suas consequências para a saúde individual e para a organização; - Desenhar, implementar e avaliar programas de intervenção para promover a saúde no trabalho em geral e prevenir os danos dos riscos psicossociais; - Discutir de forma crítica o futuro da psicologia da saúde ocupacional, enquanto área de intervenção e de investigação.
Programa
1. Aspetos conceptuais da Psicologia da Saúde Ocupacional Objeto de estudo Contextualização histórica Âmbitos de investigação e intervenção profissional Modelos teóricos Fatores contextuais na Psicologia da Saúde Ocupacional Interfaces com a segurança e saúde no trabalho e a gestão de recursos humanos 2. Riscos psicossociais Tipologias de riscos psicossociais Identificação e avaliação de riscos psicossociais Consequências e prevenção de cada tipologia de risco Contexto normativo específico 3. Intervenção em Psicologia da Saúde Ocupacional Metodologias e ferramentas de avaliação Estratégias de prevenção e intervenção Obstáculos à prevenção e intervenção nas organizações Avaliação da intervenção 4. Perspetivas futuras na Psicologia da Saúde Ocupacional
Método de Avaliação
A metodologia pedagógica será dinâmica, apresentando os conceitos, os modelos teóricos, os dados empíricos e as práticas organizacionais através de momentos de exposição mas, sobretudo, de dinâmicas ativas, reflexivas, participadas, motivadoras e relacionais. Os mestrandos serão os maiores protagonistas do processo de co-construção de conhecimentos. A avaliação de conhecimentos é realizada com recurso a um trabalho final individual. Pretende-se que o mesmo sirva para desenvolver a capacidade de leitura critica da literatura científica e de políticas e práticas sobre um dos temas abordados nesta Unidade Curricular. A avaliação sumativa é assim concretizada pela execução de um trabalho individual (70%), com apresentação (30%), sendo esta seguida de debate em turma.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos: Gonçalves, S.P. 2003 Gonçalves, S.P. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho.
- Essentials of Occupational Health Psycholog: Cunningham, C.J.L., & Black, K.J. 2021 Cunningham, C.J.L., & Black, K.J. (2021). Essentials of Occupational Health Psychology. Routledge.