Plano de Estudos
Empreendedorismo e Inovação 9991205
Contextos
Groupo: 2_Plano 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: - Conhecer o “empreendedorismo” enquanto campo de estudo e de intervenção; - Compreender os três atores do empreendedorismo e discutir teórica e empiricamente a sua ação; - Aprofundar a “educação empreendedora”, enquanto veículo de avaliação e desenvolvimento do “empreendedor”; - Examinar as políticas de atração, desenvolvimento e retenção de colaboradores com “mindset empreendedor” nas organizações; - Analisar o ecossistema empreendedor e as políticas de incentivo ao empreendedorismo a nível regional, nacional e internacional; - Discutir o papel do Gestor e/ou Político de RH no desenvolvimento do empreendedorismo e do “mindset empreendedor”; - Estimular a investigação pertinente, interessante e rigorosa.
Programa
1. Questões Epistemológicas e Ontológicas do Campo de Estudo do “Empreendedorismo” 2. O “Empreendedorismo” na Prática: Panorama em Portugal e no Mundo 3. Os Três Atores do Empreendedorismo 4. O Primeiro Ator do Empreendedorismo: O Empreendedor 4.1. A ideia empreendedora 4.2. A pessoa que empreende 4.3. A educação empreendedora 5. O Segundo Ator do Empreendedorismo: O Empreendimento 5.1. As variáveis micro-organizacionais: a motivação e o “chamamento empreendedor” 5.2. As variáveis meso-organizacionais: a liderança 5.3. As variáveis macro-organizacionais: as práticas de gestão, a cultura e os arranjos estruturais 6. O Terceiro Ator do Empreendedorismo: O Ecossistema 6.1. Visão contextual do empreendedorismo: O “ecossistema empreendedor” 6.2. O estudo de caso Português: Modelo explicativo do Ecossistema Empreendedor Português 7. Perspetivas para o Futuro Estudos de Caso e Análise Crítica de Artigos Científicos.
Método de Avaliação
Trabalho Final Individual (100%) a entregar na data estabelecida para a avaliação. Este mesmo trabalho será objeto de apresentação e discussão oral em contexto de sala de aula, em data a acordar com os alunos. Métodos de Ensino-Aprendizagem: expositivo, interrogativo e ativo. Métodos activos de motivação e envolvimento com as temáticas abordadas, case studies, realização de trabalhos e análise crítica de artigos científicos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Entrepreneurship, 11th Edition: Hisrich, R.; Peters , M. & Shepherd, D. 2019 Hisrich, R.; Peters , M. & Shepherd, D. (2019). Entrepreneurship, 11th Edition. McGraw-Hill Education.
- POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS: O Ecossistema Empreendedor nos Municípios Portugueses: Subtil, I.; Palma, P. J.; Gonçalves, S. P. & Velez, M. V. (no prelo). no prelo Subtil, I.; Palma, P. J.; Gonçalves, S. P. & Velez, M. V. (no prelo). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO À CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS: O Ecossistema Empreendedor nos Municípios Portugueses. A ser publicado na Revista Portuguesa de Estudos Regionais.
- Proatividade e Espírito Empreendedor.: Palma, P. J. & Silva, R. 2014 Palma, P. J. & Silva, R. (2014). Proatividade e Espírito Empreendedor. In Palma, P. J., Lopes, M.P. & Bancaleiro, J. Psicologia Aplicada à Gestão. Psicologia Para Não Psicólogos: A Gestão à luz da Psicologia. Lisboa: Editora RH.
- Entrepreneurship as a Calling: A Pilot Study with Aspiring Entrepreneurs.: Palma, P. J.; Lopes, P. & Alves, T. F. 2018 Palma, P. J.; Lopes, P. & Alves, T. F. (2018). Entrepreneurship as a Calling: A Pilot Study with Aspiring Entrepreneurs. Journal of Entrepreneurship, 27 (2): 277–300.
- O Empreendedorismo como Motor do Desenvolvimento Local em Portugal.: Palma, P. J. 2018 Palma, P. J. ( 2018 ). O Empreendedorismo como Motor do Desenvolvimento Local em Portugal. In Ralha, J., Princípios de Gestão para as Autarquias . Lisboa: Sílabo.
Secundária
- Educar para o Empreendedorismo: A Dimensão Soft.: Silva, R., Lopes, A., Palma, P.J., & Lopes, M.P. 2013 Silva, R., Lopes, A., Palma, P.J., & Lopes, M.P. (2013). Educar para o Empreendedorismo: A Dimensão Soft. In D.T. Redford (Ed.), Handbook de Educação em Empreededorismo no Contexto Português. Porto: Universidade Católica Editora.
- Joseph Schumpeter. O legado.: Palma, P. J. 2019 Palma, P. J. (2019). Joseph Schumpeter. O legado. (p. 69-94). In Lopes, M. P., Palma, P. J. & Geremias, R. L. Grandes Pensadores da Gestão. Lisboa: Edições ISCSP.
- Case studies on what entrepreneurs really do to attrack resources: A two route framework.: Lopes, M. P. & Cunha, M., & Palma, P.J. 2009 Lopes, M. P. & Cunha, M., & Palma, P.J. (2009). Case studies on what entrepreneurs really do to attrack resources: A two route framework. Journal of Enterprising Culture, 17 (3): 323-349.