Plano de Estudos

Políticas Territoriais e Gestão de Cidades PTGC

Contextos

Groupo: 7_Plano 2020/2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Administração Autárquica

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os conteúdos programáticos desta UC incidem na interpretação dos principais processos contemporâneos de gestão urbana e das políticas publicas no território das cidades. Assim, são objetivos gerais da UC: Contextualizar e identificar a evolução das cidades no último século e meio através das seus conceitos e marcadores culturais, sociais e económicos identitários. Contextualizar e identificar os mecanismos de governança do território; Contextualizar e identificar a gestão urbana em áreas críticas, equipamentos públicos de utilização coletiva e infraestruturas; Contextualizar e identificar os instrumentos adequados à gestão territorial de acordo com as novas tendências de planeamento urbano.

Programa

1. Visões da cidade contemporânea – Arquétipos; os “Permanent Underlcass”; Cidade da Memória Coletiva; Cidade Global e Megalópolis; “Edge City”; cidade das Industria criativas; Smart city; Cidade Sustentável. 2. Política de cidades – a importância dos estudos urbanos; Da Escola de Chicago à Agenda Urbana. 3. Globalização e dinâmicas territoriais contemporâneas; Do centro urbano à mega metrópole; Governança; 4. Questões críticas na gestão urbana; Territorialização de políticas; Estratégia; Redes integradas; 5. Os pilares do discurso moderno: Regeneração Urbana e Mobilidade Sustentável; As áreas de regeneração urbana como instrumento integrado; O planeamento em mobilidade sustentável e o papel das politicas verdes.

Método de Avaliação

Nas horas reservadas à UC será feita uma apresentação da matéria com o enquadramento teórico, a contextualização, as posições doutrinárias e convocando os alunos para a discussão. Prevêem-se exercícios de dinâmica de grupo que impulsionem a aprendizagem. A avaliação será realizada de acordo com o Regulamento de Avaliação do II ciclo de estudos e nesta UC prevêem-se as seguintes modalidades: a) Época normal: Avaliação através da realização de trabalho escrito individual de investigação, desenvolvido ao longo do período letivo e apresentado oralmente de forma presencial perante juri. Esta modalidade é constituída pelos seguintes parâmetros: Investigação e pesquisa (40%), Desenvolvimento e Análise da Problemática (40%) e Apresentação (20%) Em caso de impossibilidade ou falta na apresentação do trabalho o aluno passará para o sistema de avaliação previsto na época de recurso. b) Época de recurso: Avaliação através de prova escrita de conhecimentos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The city of collective memory: Boyer, M. 1995 Boyer, M. (1995). The city of collective memory. Ed. Mitt Press.
  • Smart and Digital City: Cocchia, A. 2014 Cocchia, A. (2014). Smart and Digital City. Springer International Publishing.
  • Confiança e Medo na Cidade: Bauman, Z. 2006 Bauman, Z. (2006). Confiança e Medo na Cidade. Relógio de Água.
  • End of millenium: Castells, M. 2000 Castells, M. (2000). End of millenium. The Information Age: Economy, Society and Culture (3ºVol). Blackwell.
  • Cities of tomorrow: Hall, P. 1988 Hall, P. (1988). Cities of tomorrow:An Intellectual History of Urban Planning and Design Since 1880 . Blackwell.
  • Cidade das crianças: Tonucci, F. 2019 Tonucci, F. (2019). Cidade das crianças. Faktoria.
  • Governing the city: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico 2015 Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. (2015). Governing the city. Policy Highlights. OECD publishing

Secundária

  • Cities for citizens: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico 2001 Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (2001). Cities for citizens. OECD Publishing.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre