Plano de Estudos
Ética da Administração da Saúde 9990275
Contextos
Groupo: 7_Plano 2020/2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Administração da Saúde
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fortalecer e aprofundar o quadro teórico e científico associado à problemática da ética nos serviços prestadores de cuidados de saúde. Estimular a pesquisa e análise crítica de conhecimentos teóricos sobre ética, integridade e conduta nas organizações. Conhecer o quadro normativo Português relativamente à Ética, à Conduta e à Integridade. Conhecer os principais fatores organizacionais explicativos da fraude e da corrupção e os instrumentos de gestão para a sua prevenção.
Programa
1 – Ética, conduta, deontologia e integridade nas organizações 1.1 - Estado, valores, cultura e sociedade 1.2 - Ética, conduta, gestão organizacional e gestão do interesse público 2 – A ética nas organizações e na gestão pública – enquadramento legal e normativo 3 – Ética, deontologia e promoção da qualidade no serviço público e na prestação de cuidados de saúde 4 – Dilemas éticos no contexto das organizações 4.1 – O início e o fim da vida 4.2 – Protecção de dados e direitos dos doentes/utentes 4.3 – Investigação científica, consentimento informado 4.4 – Acesso aos cuidados de saúde e equidade
Método de Avaliação
Reflexão crítica nas sessões presenciais. Desenvolvimento de competências de expressão e argumentação escrita de vertente académica. Incentivo à escolha autónoma de leituras sobre temáticas da disciplina e sua análise crítica. Avaliação: Época normal, composta por 1 elemento avaliativo - realização e apresentação de trabalho escrito, individual, de recensão crítica sobre um artigo associado à bibliografia da cadeira, em articulação com o conteúdo de pelo menos um dos pontos do programa lecionado (100% de ponderação). Época de recurso, composta por 1 elemento avaliativo - exame escrito final (100% de ponderação).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Clinical ethics support for helthcare personnel: an integrative literature review: Rasoal, D., K. Skovdahl, M. Gifford & A. Kihlgren 2017 Rasoal, D., K. Skovdahl, M. Gifford & A. Kihlgren (2017). Clinical ethics support for helthcare personnel: an integrative literature review. In HEC Forum. 29: (pp. 313-346)
- Ethical aspects of eHealth – systematic review of open access articles: Miesperä, A., S. Ahonen & J. Reponen 2013 Miesperä, A., S. Ahonen & J. Reponen (2013). Ethical aspects of eHealth – systematic review of open access articles. In Finnish Journal of eHealth and eWelfare. 5(4): (pp. 165-171)
- Ética e integridade na Governação Pública – a corrupção e a fraude, e a sua prevenção: Maia, A. 2020 Maia, A. (2020). Ética e integridade na Governação Pública – a corrupção e a fraude, e a sua prevenção. In A. Maia, J. Almeida, M. Silva & R. Serra (org.). Ética e Integridade na Vida Pública. (pp. 53 81). Coimbra. Almedina
- O papel dos códigos de ética na administração do setor da saúde em Portugal: a visão dos dirigentes: Bilhim, J., I. Ferreira & P. Correia 2019 Bilhim, J., I. Ferreira & P. Correia (2019). O papel dos códigos de ética na administração do setor da saúde em Portugal: a visão dos dirigentes. In Problemas e Práticas (89): (pp. 79-95)
- Implementing ethics reflection groups in hospitals: an action research study evaluating barriers and promoters: Bruun, H., Pedersen, R., Stenager, E., Mogensen, C., Huniche, L. 2019 Bruun, H., Pedersen, R., Stenager, E., Mogensen, C., Huniche, L. (2019) . Implementing ethics reflection groups in hospitals: an action research study evaluating barriers and promoters. In BMC Medical Ethics 20(1): (pp. 1-13)