Plano de Estudos

Política Social e Envelhecimento PSE

Contextos

Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opcional

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender o envelhecimento como processo dinâmico, nas suas várias dimensões: biológica/fisiológica, psicológica, demográfica e social; identificando os desafios sociais para as pessoas, famílias e organizações; Conhecer os conceitos inerentes à temática, na sua multidisciplinaridade, a dimensão e implicações sociopolíticas, em Portugal no contexto da União Europeia; Entender a constituição do envelhecimento como problema social, refletindo sobre o impacto nos vários setores de intervenção social; Identificar a evolução das políticas e da governança dirigida ao envelhecimento, orientações e paradigmas de aplicação internacional, nacional e local; bem como critérios e metodologias de análise e avaliação; Identificar e analisar o papel dos diversos atores que integram a formulação e implementação de políticas para a longevidade; Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre as pessoas mais velhas, governança e cidadania, adquirir competências de investigação e intervenção.

Programa

I .Envelhecimento Individual e Coletivo Alterações biológicas, psicológicas e cognitivas Indicadores demográficas e implicações sociopolíticas Desafios sociais para as pessoas, famílias e organizações; II. Envelhecimento demográfico Portugal no contexto da União Europeia Análise dos principais indicadores demográficos III. O problema social do envelhecimento populacional Emergência e evolução do envelhecimento enquanto problema social Necessidades sociais e fenómenos sociais relacionadas com o envelhecimento IV. Orientações e paradigmas das políticas dirigidas ao envelhecimento Envelhecimento saudável, envelhecimento bem-sucedido, envelhecimento produtivo, active ageing, perspetiva de curso de vida, ageing in place V. Políticas para a longevidade Evolução das políticas dirigidas ao envelhecimento: perspetiva internacional, nacional e local; governação e governança O papel dos diversos agentes sociais Análise e avaliação de políticas

Método de Avaliação

Aulas expositivas com um caráter teórico-prático. As sessões teóricas enfatizam os conceitos, a descrição do problema social, políticas e paradigmas, identificando a literatura e fontes científicas. A componente prática permite a leitura de textos, artigos e documentos políticos fornecidos pelo docente, promovendo o debate, discussão e reflexão crítica A avaliação consiste na elaboração de um trabalho individual escrito e a sua apresentação/discussão em sala de aula. No trabalho, o aluno deverá abordar todas as temáticas lecionadas, ainda que se possa focar num tema do seu maior interesse. A estrutura do trabalho escrito deve ainda conter uma introdução e uma reflexão final. Tanto o trabalho escrito como a discussão deverão refletir a leitura dos texde apoio disponibilizados pela docente. Critérios de avaliação: Trabalho escrito (80%) Apresentação oral e debate (20%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • A (Re)forma das Reformas. Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões: Fernandes, A., Albuquerque, P.C. Fonseca,A.M 2016 Fernandes, A., Albuquerque, P.C. Fonseca,A.M. (2016). A (Re)forma das Reformas. Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões. Lisboa: Almedina
  • Manual de Gerontologia. Aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento: Paúl, C. & Ribeiro, O. 2013 Paúl, C. & Ribeiro, O. (2013). Manual de Gerontologia. Aspectos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa/Porto: Lidel
  • Envelhecimento, saúde e doença: Fonseca, A. M. 2014 Fonseca, A. M. (2014). Envelhecimento, saúde e doença. Lisboa: Coisas de Ler
  • Social Theory, Social Policy and Ageing. Critical Perspectives: Phillipson, C.; Biggs, S. & estes, C.L 2003 Phillipson, C.; Biggs, S. & Estes, C.L. (2003). Social Theory, Social Policy and Ageing. Critical Perspectives. Berkshire: Open University Press
  • Identifying Priorities for Aging Policies in Two Portuguese Communities: Bárrios, M.J.; Fernandes, A.A.; Fonseca, A. 2018 Bárrios, M.J.; Fernandes, A.A.; Fonseca, A. (2018). Identifying Priorities for Aging Policies in Two Portuguese Communities. Journal of Ageing and Social Policy. DOI: 10.1080/08959420.2018.1442112.
  • Why the UK Needs a Social Policy on Ageing: Walker, A. 2017 Walker, A. (2017). Why the UK Needs a Social Policy on Ageing. Journal of Social policy, 1 – 21.
  • Velhice e Sociedade: Ana Fernandes 1997 Fernandes, A.A.(1997). Velhice e Sociedade . Oeiras: Celta

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre