Plano de Estudos

Género e Envelhecimento GE

Contextos

Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC habilitará as e os estudantes a reconhecerem a importância da dimensão de género no estudo da velhice e do envelhecimento e a utilizarem a “lente de género” para analisar o processo de envelhecimento e pensar o estudo da velhice. São objetivos específicos: 1. Conhecer diferentes abordagens teóricas e conceitos fundamentais dos estudos de género aplicados ao processo de envelhecimento e velhice; 2. Compreender o modo como o género molda experiências de vida, papeis, representações sociais e identidades no processo de envelhecimento e velhice; 3. Conhecer políticas públicas e programas na área do envelhecimento, a nível nacional e internacional, atentas à dimensão de género. 4. Desenvolver competências de pensamento crítico e análise de género, na investigação e intervenção em gerontologia social.

Programa

Os conteúdos programáticos desenvolvem-se em torno de 3 eixos fundamentais: 1. Introdução aos estudos de género no envelhecimento e velhice: a. Abordagens teóricas e conceitos fundamentais b. Abordagens interseccionais c. Corpos, representações e identidades 2. Género, envelhecimento e desigualdades sociais: a. Género, envelhecimento e saúde b. Família e relações de intimidade c. Trabalho de cuidar d. Violência e abuso 3. Género, envelhecimento e políticas públicas: perspetivas nacional e internacionai

Método de Avaliação

Nesta unidade curricular procurar-se-á criar um ambiente aberto de ensino/aprendizagem em que cada estudante possa refletir criticamente sobre os seus próprios posicionamentos, valores e perspetivas. Serão utilizados métodos explanativos e métodos ativos de aprendizagem que envolvam os/as estudantes na análise e discussão de textos e outros documentos, resultando na aquisição de competências teóricas, analíticas e práticas necessárias para a investigação, o desenvolvimento de políticas e a intervenção com pessoas idosas, que tomem em consideração a dimensão do género. A avaliação constará de: - análise crítica e numa perspetiva de género de um artigo de imprensa que aborde a temática do envelhecimento (40%) - um trabalho final a submeter por escrito e a apresentar e discutir oralmente (60%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Envelhecimento, género e sexualidades: Magalhães, S., & Nogueira, C. (orgs.) 2021 Magalhães, S., & Nogueira, C. (orgs.)(2021). Envelhecimento, género e sexualidades. Húmus.
  • Envelhecimento e saúde: Uma análise de género: Fernandes, A. A. et al. 2012 Fernandes, A. A. et al. (2012). Envelhecimento e saúde: Uma análise de género.
  • The body, gender, and age: feminist insights in social gerontology: Twigg, Julia 2004 Twigg, Julia. (2004). The body, gender, and age: feminist insights in social gerontology”, in Journal of Aging Studies, Vol.18(1), 59-73.
  • Género na fase tardia da vida ativa: trabalho, família e condições de vida em Portugal e na Europa: Torres, A. (coord) 2018 Torres, A. (coord) (2018). Género na fase tardia da vida ativa: trabalho, família e condições de vida em Portugal e na Europa

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre