Plano de Estudos

Ética, Intervenção e Inovação em Gerontologia EIIG

Contextos

Groupo: 2_Plano 2023/2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Proporcionar um quadro ético contemporâneo que fundamente uma análise crítica dos processos de envelhecimento e da intervenção biopsicossocial junto de pessoas mais velhas; • Identificar os principais desafios, conflitos e dilemas éticos nas práticas de intervenção junto de pessoas mais velhas e apreender os instrumentos metodológicos de resposta a dilemas e conflitos éticos; • Identificar e compreender a diversidade de metodologias e estratégias de intervenção no contexto da gerontologia social; • Identificar e analisar práticas inovadoras e a facilitação de processos de inovação na defesa e promoção dos direitos e do empoderamento das pessoas mais velhas; • Desenvolver a dimensão ético-política da prática profissional da gerontologia social e o comprometimento com a defesa e promoção dos direitos e da qualidade de vida das pessoas mais velhas.

Programa

1. Introdução à Ética contemporânea 2. Principais correntes éticas na prática profissional com pessoas vulneráveis 3. Desafios, conflitos e dilemas éticos e metodologias de resposta 4. Direitos humanos, cidadania e empoderamento 5. Sociedade, comunidades e relações de cuidados 6. Diversidade das práticas de intervenção em gerontologia: principais valores e orientações 7. Inovação na intervenção gerontológica: a pessoa como ser biopsicosocioespiritual

Método de Avaliação

• Será utilizada uma abordagem participativa, com articulação de momentos mais expositivos com outros momentos de interação dinâmica, procurando-se fomentar a análise crítica e reflexiva, e o trabalho autónomo e em grupo das/os estudantes. • Serão convidadas/os profissionais e investigadoras/es com trabalho relevantes para os conteúdos programáticos. • Serão igualmente usados casos para análise e treino de conhecimentos em aula. • A avaliação será feita por meio da elaboração de um trabalho individual escrito (70% da nota final) e com apresentação em aula (30% da nota final), centrado tematicamente num ou mais pontos do programa.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ética Prática para as profissões do trabalho social: Banks, S. & Nøhr, K. 2008 Banks, S. & Nøhr, K. (Coord.) (2008). Ética Prática para as profissões do trabalho social. Porto: Porto Editora.
  • Serviço Social no envelhecimento: Carvalho, M.I. 2014 Carvalho, M.I. (Coord.) (2014). Serviço Social no envelhecimento. Lisboa: Pactor.
  • Tratado de Geriatria e Gerontologia: Freitas,E. & Py, L. 2017 Freitas,E. & Py, L. (Eds. (2017). Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
  • Teoria e Prática da Gerontologia - Um guia para cuidadores de idosos: Pereira, F. 2017 Pereira, F. (2017). Teoria e Prática da Gerontologia - Um guia para cuidadores de idosos (2ª Edição). Lisboa: Psicosoma
  • Manual de Gerontologia – aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento: Paúl, C. & Ribeiro, O. 2013 Paúl, C. & Ribeiro, O. (2013). Manual de Gerontologia – aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel.
  • Intervenção do Serviço Social com Pessoas Idosas - Tendências e Reconfigurações Emergentes.: Ribeirinho, C. 2020 Ribeirinho, C. (2020). Intervenção do Serviço Social com Pessoas Idosas - Tendências e Reconfigurações Emergentes. In Bento, M & Fernandes, A. (Coords.), Do Conhecimento à Ação em Serviço Social (pp.257-277). Beja: Instituto Politécnico Beja.
  • Ética em fim de vida: questões e dilemas éticos: Ribeirinho, C. & Carvalho, M. 2021 Ribeirinho, C. & Carvalho, M. (2021). Ética em fim de vida: questões e dilemas éticos. In Abejas, A. & Duarte, C. (Coords.), Humanização em Cuidados Paliativos (pp. 155-165). Lisboa: Lidel.     

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre