Plano de Estudos
Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública 9500213
Contextos
Groupo: 8_Plano 2020-2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > 671_Opção II - MGPP (Plano 2020/2021)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta Unidade Curricular é analisar e discutir a problemática da Gestão de Recursos Humanos em contexto público, dando particular relevo aos paradoxos, processos e problemas inerentes a estas práticas e realçar a sua ligação com a Teoria e Comportamento Organizacional. Assim, no final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes: - Descrever criticamente quadros teóricos de variáveis organizacionais importantes para explicar a gestão das pessoas como recurso nas organizações públicas e privadas; - Identificar características, paradoxos, processos e problemas inerentes à GRH em contexto público versus o privado; - Justificar teórica e praticamente a importância estratégica do elemento humano como vantagem competitiva; - Descrever o ciclo de Gestão de Recursos Humanos integrando elementos da Teoria e Comportamento Organizacional; - Desenvolver uma perspetiva integrada e crítica das relações entre pessoas e competitividade organizacional.
Programa
1. A GRH: Conceptualizações, finalidades e objetivos 1.1. O desenvolvimento e organização da função GRH 1.2. Contextos e Desafios da GRH no Contexto Público: Atores Sociais, Finalidades e Processos 2. Modelos de GRH 2.1. Modelos de Processo de GRH 2.2 Modelos de Arquitetura de GRH 3. Os Outcomes da GRH 3.1. Comprometimento no local de trabalho 3.2. Gestão de Competências e Processos de Recursos Humanos 3.3. Congruência e dark side 3.4. Gestão do Custo-Eficácia e HR Analytics 4. Estrutura Organizacional 5. Cultura Organizacional 6. Satisfação e Motivação: O Clima Organizacional 7. Motivação para o Serviço Público 8. A GRH e o Futuro: Ética, Desafios e Tendências
Método de Avaliação
Aulas teóricas e práticas, estudo de casos e análise de artigos científicos. Estimular os alunos a participarem activamente nas aulas teóricas e no debate de casos práticos, desenvolvendo as suas capacidades conceptuais e de reflexão crítica, e ainda a sua capacidade de aplicarem os conhecimentos em contextos organizacionais públicos. A avaliação será composta por dois testes individuais, escritos e presenciais, com a seguinte ponderação: Teste 1: 50% Teste 2: 50%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Human resource management: The public service perspective (2nd ed.): Fredericksen, E. D., Witt, S. L., Patton, W. D., & Lovrich, N. P. 2015 Fredericksen, E. D., Witt, S. L., Patton, W. D., & Lovrich, N. P. (2015). Human resource management: The public service perspective (2nd ed.). Routledge. JF1601 HUM 2016
Secundária
- Human resource management in public service: Paradoxes, processes, and problems (5th ed.): Berman, E. M., Bowman, J. S., West, J. P., & Van Wart, M. R. 2015 Berman, E. M., Bowman, J. S., West, J. P., & Van Wart, M. R. (2015). Human resource management in public service: Paradoxes, processes, and problems (5th ed.) . Thousand Oaka, California, USA: Sage Publications Incs. JF1601 BER 2019.