Plano de Estudos
Avaliação de Políticas Públicas 9500215
Contextos
Groupo: 8_Plano 2020-2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ministrar conhecimentos avançados no âmbito da análise e avaliação de políticas públicas, desenvolvendo nos discentes a atitude crítica que emerge de quem adquire, compreende e aplica esses mesmos conhecimentos. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular, os alunos terão que: 1) Assimilar os quadros teóricos que estruturam análise e avaliação das políticas públicas; 2) Compreender e saber fazer uma análise crítica da aplicação dos métodos de avaliação mais relevantes; 3) Saber discernir os contornos intelectualmente favoráveis a uma avaliação útil.
Programa
1. Introdução à avaliação de políticas públicas 2. Políticas de Avaliação de Políticas Públicas: tendências 3. Aspectos metodológicos 4. Desenho de uma avaliação: aspectos críticos 5. Recolha e Análise dos dados 6. Análise de casos reais
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos, com vista à aquisição de conhecimentos avançados em análise e avaliação de políticas públicas. Estímulo à auto-aprendizagem, através de leitura de textos extraídos de revistas científicas referenciadas, para posterior análise e exposição em aula. A avaliação, em todas as épocas, consiste na apresentação escrita e oral de um trabalho individual. O trabalho consiste numa análise crítica de um relatório de avaliação tendo em consideração os aspetos metodológicos: 1. Identificação dos elementos caracterizadores do objeto da avaliação; 2. Identificação dos elementos caracterizadores do desenho da avaliação; 3. Discussão das opções metodológicas subjacentes, em termos da sua coerência interna (entre si); 4. Análise crítica da adequação do desenho metodológico à política, ao contexto e ao propósito da avaliação; 5. Análise crítica das limitações resultantes do desenho metodológico.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Public program evaluation: a statistical guide (2nd ed.): Langbein, L. 2012 Langbein, L. (2012). Public program evaluation: a statistical guide. (2nd ed.). ME Sharpe. - Nagel, S. S. (2002). Handbook of public policy evaluation. Sage Publications
- Handbook of practical program evaluation (4th ed.): Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. 2015 Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. (4th ed.). John Wiley & Sons.
- Evaluation: a systematic approach. (7th ed.): Rossi, P. H., Lipsey, M. W., & Freeman, H. E. 2004 Rossi, P. H., Lipsey, M. W., & Freeman, H. E. (2004). Evaluation: a systematic approach. (7th ed.). Sage publications.
- Avaliação de políticas públicas: Ramos Pinto, R. 2021 Ramos Pinto, R. (2021). Avaliação de políticas públicas. Edições ISCSP.
Secundária
- Gestão do processo político e políticas públicas: Rocha, J. O. 2010 Rocha, J. O. (2010). Gestão do processo político e políticas públicas. Escolar Editora.
- Políticas públicas e agenda política: Bilhim, J. 2008 Bilhim, J. (2008). Políticas públicas e agenda política. Revista de Ciências Sociais e Políticas, 2 , 99-122.
- Studying public policy: Policy cycles and policy subsystems (3rd ed.): Howlett, M., Ramesh, M., & Perl, A. 2009 Howlett, M., Ramesh, M., & Perl, A. (2009). Studying public policy: policy cycles and policy subsystems. (3rd ed.). Oxford University Press.