Plano de Estudos

Seminário I 9400301

Contextos

Groupo: 1_Plano 2012/13 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

15.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Por se tratar de uma unidade curricular de seminário, com uma forte dimensão prática e que surge no seguimento de duas unidades de metodologia de investigação existentes no primeiro ano, espera-se que os/as estudantes reforcem os seus conhecimentos sobre o desenho da pesquisa e aprofundem as suas competências ao nível: 1. Da recolha, análise e discussão de textos e dados relevantes para o desenvolvimento dos seus trabalhos finais de mestrado. 2. Da (re)definição dos seus objetivos de pesquisa. 3. Da problematização e conceptualização das suas pesquisas. 4. Da fundamentação das suas opções ao nível da metodologia e técnicas de recolha de dados. 5. Do desenvolvimento e aprofundamento da escrita científica. 6. Da reflexão sobre processos de pesquisa conduzidos por pares.

Programa

1. O desenho da pesquisa: principais questões e momentos. 2. Desenvolvimento, apresentação e debate das pesquisas conduzidas pelos/as estudantes.

Método de Avaliação

Metodologia de ensino: - Ensino expositivo e fortemente participativo com o objetivo de criar um contexto de aprendizagem favorável ao desenvolvimento efetivo de competências de investigação pelos/as estudantes e ao avanço dos seus trabalhos finais de mestrado. Avaliação • Contributos para a discussão de outros projetos em aula (15%); • Um trabalho escrito individual (relatório de progresso) com apresentação oral dando conta dos progressos registados no projeto desde o workshop de mestrado /desde 1º ano (25% = 20% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral)) • Um trabalho escrito individual com apresentação oral centrado no desenvolvimento do projeto ou no aprofundamento da problematização ou conceptualização do trabalho; pormenorização e justificação da estratégia metodológica do projeto final do mestrado ou ambas as vertentes anteriores (60% = 55% para o trabalho escrito + 5% para a apresentação oral).  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Qualitative Researching.: Mason, J. 2016 Mason, J. (2006). Qualitative Researching. London: Sage.
  • Survey Methodology.: Groves, R., Fowler, F., Couper, M., Lepkowski, J., Singer, E., & Tourangeau, R. 2009 Groves, R., Fowler, F., Couper, M., Lepkowski, J., Singer, E., & Tourangeau, R. (2009). Survey Methodology. New Jersey: Wiley.
  • O inquérito. Teoria e prática.: Ghiglione, R., & Matalon, B. 1993 Ghiglione, R., & Matalon, B. (1993). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta.
  • Métodos Qualitativos na Investigação Científica.: Flick, U. 2013 Flick, U. (2013). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
  • Metodologia da Investigação. Guia para autoaprendizagem.: Carmo, H., & Ferreira, M. 2014 Carmo, H., & Ferreira, M. (2014). Metodologia da Investigação. Guia para autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Manual de Investigação em Ciências Sociais.: Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. 2019 Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
  • Social Research Methods.: Bryman, A. 2012 Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
  • Doing Your Research Project.: Bell, J. 2008 Bell, J. (2008). Doing Your Research Project. Berkshire: Open University Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre