Plano de Estudos

Métodos de Investigação em Estratégia 6698115

Contextos

Groupo: 4_Plano 2014/2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A presente unidade curricular busca apresentar aos estudantes os pilares da investigação científica nas ciências sociais com foco na Estratégia, dando a conhecer o ciclo de pesquisa inerente a tal campo, seus paradigmas epistemológicos, bem como as abordagens, métodos e técnicas ao recolher e analisar dados. Ao fim do curso, os estudantes devem ser capazes de: a. Compreender os debates epistemológicos que caracterizam a investigação científica; b. Apreender os fundamentos do desenho de pesquisa, identificando suas componentes em termos de abordagens, métodos e técnicas de recolha e análise de dados; c. Elaborar, apresentar e discutir trabalho escrito de pré-projecto de mestrado com um desenho de pesquisa sólido, de forma a fundamentar pertinentemente a seleção de paradigmas epistemológicos, abordagens, métodos e técnicas de recolha e análise de dados.

Programa

1. Investigação e construção de conhecimento a. Etapas da investigação no Mestrado em Estratégia b. Ontologia, epistemologia e metodologia c. Paradigmas epistemológicos: a ordem do conhecimento d. A Estratégia enquanto área multiparadigmática 2. Desenho de pesquisa: abordagens, métodos e técnicas a. Estratégia de investigação e desenho de pesquisa: tipos de estudo b. Indução e dedução c. Abordagem qualitativa e abordagem dedutiva d. Pragmatismo metodológico e abordagens mistas e. Recolha e análise de dados: métodos e técnicas f. Ética na investigação científica: noções fundamentais 3. Escrita científica: tópicos selecionados a. A natureza do texto científico b. Problema de pesquisa, pergunta de partida e objetivos c. Revisão da literatura d. Enquadramento teórico e conceitos e. Opções metodológicas e seus fundamentos f. Referências bibliográficas e credibilidade

Método de Avaliação

As aulas ocorrem mediante a combinação da dinâmica expositiva com um papel ativo dos estudantes em discussões acerca das temáticas abordadas. As sessões letivas serão respaldadas por indicações bibliográficas específicas. O módulo final do curso conta com tópicos selecionados na escrita científica de forma a auxiliar os(as) estudantes na elaboração do trabalho de avaliação. Avaliação Elaboração e discussão de um trabalho escrito de pré-projecto de mestrado, em consonância com o exposto no Anexo A Regulamento Geral dos Cursos de II Ciclo, em que o estudante seja capaz de estruturar um desenho de pesquisa coeso e coerente, com a devida fundamentação de suas opções metodológicas. O trabalho escrito deverá ser entregue e discutido consoante o calendário da época de exames do ISCSP. A entrega da componente escrita deverá ser feita com dez dias de antecedência à data estipulada para a sua discussão. Trabalho escrito de pré-projecto: 80% Apresentação e Discussão: 20%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Philosophy of the social sciences: towards pragmatism: Baert, P. 2005 Baert, P. (2005). Philosophy of the social sciences: towards pragmatism. Cambirdge: Polity.
  • Academic writing: a handbook for international students: Bailey, S. 2015 Bailey, S. (2015). Academic writing: a handbook for international students. Nova Iorque: Routledge.
  • Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático: Bauer, M.; Gaskell, G. 2008 Bauer, M.; Gaskell, G. (Eds). (2008). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes.
  • Social research methods: Bryman, A. 2012 Bryman, A. (2012). Social research methods (4º ed.). Oxford: Oxford University Press.
  • Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches.: Cresswell, J. 2009 Cresswell, J. (2009). Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Londres: SAGE Publications.
  • Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide: Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. 2018 Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018). Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide. Califórnia: Corwin.
  • Qualitative research from start to finish.: Yin, R. 2016 Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. Nova Iorque: The Guilford Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre