Plano de Estudos
Workshop de Investigação Científica: Escrita Científica e Discussão de Resultados WIC
Contextos
Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é apoiar os estudantes no contexto das últimas etapas do trabalho final de mestrado, nomeadamente na fase da revisão da escrita científica e das formas de apresentação, discussão e defesa dos resultados da investigação. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de: 1. Compreender a estrutura do texto científico e dominar as componentes estruturantes que informam e conferem admissibilidade ao trabalho final de mestrado; 2. Compreender a linguagem e o vocabulário científico da investigação nas Ciências Sociais; 3. Identificar e selecionar a forma mais eficaz de apresentar, discutir e defender os resultados da investigação consoante as características de cada trabalho; 4. Escrever, apresentar e discutir um capítulo do trabalho final de mestrado, de preferência o capítulo da análise e discussão de resultados.
Programa
1. O texto científico e suas componentes estruturantes 1.1. A escrita científica: objetividade e parcimónia 1.2. A linguagem científica 1.3. A coerência entre a abordagem epistemológica e a linguagem científica 1.4. A importância da referenciação científica e do diálogo com os pares 1.5. A consistência com o livro de estilo 1.6. As seções e a organização do texto científico 2. A apresentação e discussão de resultados 2.1. A apresentação dos resultados: transparência e didática 2.2. A discussão dos resultados à luz da perspectiva teórica adotada 2.3. A discussão dos resultados à luz do modelo de análise 2.4. Apresentação e discussão dos resultados: recursos textuais e visuais 3. Preparando-se para as provas públicas 3.1. Formas de estruturar a apresentação oral 3.2. Recursos de apoio multimédia 3.3. A importância da gestão do tempo 3.4. Foco e controle emocional 3.5. O júri 3.6. Protocolos e boas práticas durante a arguição
Método de Avaliação
A unidade curricular estrutura-se em forma de workshops, ou seja, por meio de apresentações e discussões entre discentes e docentes. Não obstante, é possível conciliar a componente expositiva, de forma a apresentar informações fundamentais para o trabalho final dos estudantes. Dessa forma, a dedicação e participação dos discentes em termos de elaboração da peça de investigação é fundamental para a dinâmica dos workshops. Sendo uma unidade curricular do segundo ano letivo, a forma de ensino-aprendizagem deve ser adaptada e ajustada consoante as prioridades dos estudantes em termos de produção do trabalho final de mestrado. Avaliação Elaboração, apresentação e discussão de um capítulo do trabalho final de mestrado, em época de exames – normal e recurso – consoante calendário estabelecido pelo ISCSP. Componente escrita: 80% da nota final. Apresentação e discussão: 20% da nota final. Para mais informações sobre a avaliação, consultar a Ficha de Avaliação de Conhecimentos (FAC).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 32.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Critical reading and writing for postgraduates: Wallace, M; Wray, A. 2021 Wallace, M; Wray, A. (2021). Critical reading and writing for postgraduates. Londres: Sage.
- Completing your thesis or dissertation: professors share their techniques and strategies: Pyrczak, F. 2017 Pyrczak, F. (2017). Completing your thesis or dissertation: professors share their techniques and strategies. Nova Iorque: Routledge.
- Writing your master's thesis: from A to Zen: Nyggard, L. 2017 Nyggard, L. (2017). Writing your master's thesis: from A to Zen. Chennai: Sage.
- Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences: Lunenburg, F.; Irby, B. 2008 Lunenburg, F.; Irby, B. (2008). Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences. California: Corwin.
- Writing the winning thesis or dissertation: a step-bystep guide: Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. 2018 Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018) Writing the winning thesis or dissertation: a step-bystep guide. California: Corwin.
- Succeding with your master's dissertation: a step-by-step handbook: Biggam, J. 2017 Biggam, J. (2017). Succeding with your master's dissertation: a step-by-step handbook. Londres: Open University Press.