Plano de Estudos

Seminário de Investigação Avançada: Revisão da Literatura e Modelo de Análise SIA

Contextos

Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é acompanhar e auxiliar os estudantes no contexto da preparação do trabalho final de mestrado, nomeadamente nas fases da revisão da literatura e de construção do modelo de análise a ser operacionalizado na investigação. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de: 1. Compreender o papel da revisão da literatura no processo de investigação científica, apreendendo as principais etapas para a construção de um diálogo eficaz e pertinente com a literatura; 2. Compreender como proceder à seleção fundamentada de perspectivas teóricas e seus respectivos conceitos no trabalho de investigação; 3. Compreender como estruturar um modelo de análise coerente e eficaz consoante o problema e o objetivo da investigação em questão; 4. Elaborar, apresentar e discutir um ensaio científico de revisão da literatura com a proposta de um modelo de análise adaptado ao objeto de estudo do trabalho final de mestrado e que possa ser nele incorporado.

Programa

1. A revisão da literatura e o processo científico 1.1. O papel da revisão da literatura 1.2. Fontes para a revisão da literatura 1.3. Natureza e características da revisão crítica da literatura 1.4. Diálogo com a literatura: defendendo a relevância da investigação 2. O enquadramento teórico 2.1. A coerência entre epistemologia e perspectivas teóricas 2.2. A seleção e fundamentação das perspectivas teóricas 2.3. O enquadramento teórico fundamentado na área da Estratégia 2.4. A coerência entre as perspectivas teóricas e o problema de investigação 3. A construção do modelo de análise 3.1. A seleção dos conceitos operacionais da investigação 3.2. A coerência entre os conceitos, as perspectivas teóricas e as opções metodológicas 3.3. Conceitos centrais e suas definições 3.4. Conceitos coadjuvantes e seu papel complementar 3.5. A harmonia entre conceitos centrais e conceitos coadjuvantes 3.6. A pertinência do modelo conceptual para o problema de investigação

Método de Avaliação

A unidade curricular estrutura-se sob a forma de seminários, ou seja, por meio de apresentações e discussões. A componente expositiva reduz-se ao mínimo necessário, de forma a apresentar algumas informações básicas e necessárias para o trabalho final dos estudantes. Dessa forma, a dedicação e participação dos discentes em termos de elaboração do ensaio e revisão crítica da literatura é fundamental para o bom funcionamento do curso. Sendo uma unidade curricular do segundo ano letivo, o processo de ensino-aprendizagem deve ser adaptado e ajustado consoante as prioridades dos estudantes em termos de produção do trabalho final de mestrado. Avaliação Ensaio escrito em forma de revisão da literatura, com apresentação e discussão em época de exames – normal e recurso – consoante calendário estabelecido pelo ISCSP. Componente escrita: 80% da nota final. Apresentação e discussão: 20% da nota final. Para mais informações sobre a avaliação, consultar a Ficha de Avaliação de Conhecimentos (FAC).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 32.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The literature review: a step-by-step guide for students: Ridley, D. 2012 Ridley, D. (2012). The literature review: a step-by-step guide for students. Londres: Sage.
  • Systematic reviews in the social sciences: a practical guide.: Petticrew, M.; Robert, H. 2006 Petticrew, M.; Robert, H. (2006). Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Publishing.
  • Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences.: Lunenburg, F.; Irby, B. 2008 Lunenburg, F.; Irby, B. (2008). Writing a successful thesis or dissertation: tips and strategies for students in the Social and Behavioral sciences. California: Corwin.
  • Writing the winning thesis or dissertation: a step-bystep guide.: Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. 2018 Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018) Writing the winning thesis or dissertation: a step-bystep guide. California: Corwin.
  • Writing the literature review: a practical guide.: Efron, S.; Ravid, R. 2019 Efron, S.; Ravid, R. (2019). Writing the literature review: a practical guide. Nova Iorque: The Guilford Press.

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1 Semestre