Plano de Estudos
Seminário de Investigação em Estratégia: O Projeto SIEP
Contextos
Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é acompanhar os estudantes no sentido da elaboração de uma proposta de investigação sólida, coesa e relevante, sustentada por um desenho de pesquisa fundamentado e com potencial de contribuição para o campo científico da Estratégia. No final do curso, os estudantes devem ser capazes de: 1. Compreender as componentes formais e estruturais indispensáveis na preparação de uma proposta de investigação científica; 2. Apreender as formas de articular e fundamentar o enquadramento da proposta de investigação na área científica da Estratégia; 3. Elaborar, apresentar e discutir um pré-projeto de trabalho final de mestrado sólido, consoante os melhores padrões de qualidade e ética, a ser apresentado e discutido no Workshop de Pré- projetos e que possa vir a ser revisto junto dos(as) respectivos(as) orientadores(as) com vista à submissão ao Conselho Cientı́fico.
Programa
1. Protocolo 1.1. Etapas da investigação e marco regulatório no ISCSP 1.2. Tipos de trabalho final de mestrado 1.3. Ética e boas práticas na investigação 2. Natureza da proposta de pesquisa 2.1. Antes da escrita: Organização e planeamento da investigação 2.2. A importância da leitura científica e da revisão da literatura 2.3. Definindo o objeto de estudo: delimitação do tema, problema e pertinência 2.4. Pergunta de partida e objetivo 3. Secções do projeto 3.1. A introdução e as bases da proposta de investigação 3.2. O enquadramento teórico: perspectivas e conceitos 3.3. A seção metodológica: abordagens, métodos e técnicas 3.4. O cronograma: como calendarizar as atividades de investigação 3.5. A lista bibliográfica 4. A revisão das propostas de pesquisa 4.1. Introdução ao trabalho de revisão por pares 4.2. Discussão em pares
Método de Avaliação
A unidade curricular estrutura-se em forma de seminários, ou seja, por meio de apresentações e discussões. A componente expositiva reduz-se ao mínimo necessário, de forma a apresentar algumas informações básicas e necessárias para o trabalho dos estudantes. Dessa forma, a assiduidade dos discentes, bem como a sua dedicação em termos de elaboração da proposta e revisão crítica da literatura, é fundamental para o bom funcionamento do curso. Dinâmicas de revisão por pares das propostas elaboradas também serão utilizadas de forma a melhorar a qualidade do trabalho produzido e familiarizar os estudantes com o ambiente do debate científico. Avaliação: Pré-Projeto de trabalho final de mestrado, com apresentação e discussão em época de exames – normal e recurso – consoante calendário estabelecido pelo ISCSP. Componente escrita: 80% da nota final. Apresentação e discussão: 20% da nota final. Para mais informações sobre a avaliação, consultar a Ficha de Avaliação de Conhecimentos (FAC).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Sage handbook of qualitative research: DENZIN, N. and LINCOLN, Y. (eds.) 2011 DENZIN, N. and LINCOLN, Y. (eds.) (2011) The Sage handbook of qualitative research. 4th ed. London: Sage Publications.
- Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches: CRESWELL, J. 2014 Creswell, J. (2014). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4th ed. London: Sage Publications.
- Social Research Methods: BRYMAN, A. 2016 BRYMAN, A. (2016). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
- Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook: BAUER, M. and GASKELL, G. (eds.) 2000 BAUER, M. and GASKELL G. (eds.) (2000) Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook. London: Sage Publications
Secundária
- The importance of affects, self-regulation and relationships in the writing of a master's thesis: WAEGENER, B. 2018 Waegener, B. (2018). The importance of affects, self-regulation and relationships in the writing of a master's thesis. Teaching in Higher Education, 23(2), 227-242.
- Writing the winning thesis or dissertation: a step-by step guide.: JOYNER, R.; ROUSE, W.; GLATTHORN, A. 2018 Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018) Writing the winning thesis or dissertation: a step-by step guide. California: Corwin.