Plano de Estudos
Teoria da Estratégia TE
Contextos
Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do processo de aprendizagem associado a esta Unidade Curricular, os Estudantes deverão adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam: 1. Adquirir uma panorâmica alargada da evolução histórica e do estado da arte da Teoria da Estratégia nas suas principais escolas de pensamento. 2. Compreender que a Estratégia é um processo que visa materializar um caminho de transição de uma situação presente para uma situação desejada. 3. Conhecer, compreender e articular o conceito de Estratégia com as suas componentes, estabelecer as relações com outros conceitos-chave e as suas divisões. 4. Conhecer, compreender e articular os elementos essenciais do processo estratégico. 5. Conhecer, compreender e articular as características dos processos de interação estratégica. 6. Aplicar e discutir em situações práticas os conhecimentos e competências adquiridos, nomeadamente na formulação, operacionalização e avaliação de modalidades de ação estratégica.
Programa
1. Introdução à Estratégia 1.1. Perspetiva Histórico-Evolutiva da Estratégia 1.2. Escolas Anglo-Saxónicas e Continentais 1.3. Escola Estratégica Portuguesa 2. Estratégia como Processo 2.1. Componentes do conceito de Estratégia adotado 2.2. Relações da Estratégia com a Segurança Nacional e a Defesa Nacional 2.3. Concepções particulares 2.4. Divisões da Estratégia 2.5. Estudos de Caso 3. Elementos Essenciais do Processo Estratégico 3.1. Modalidade de ação 3.2. Fatores de decisão 3.3. Níveis de decisão e execução 3.4. Princípios e regras da Estratégia 3.5. Centro de Gravidade 3.6. Vantagem Estratégica 3.7. Provas da Estratégia 3.8. Estudos de Caso 4. Interação Estratégica 4.1. Tipologia dos Processos conjuntivos e disjuntivos 4.2. Formas de ação pacíficas e não pacíficas 4.3. Modelos de ação estratégica integral 4.4. Estudos de Caso
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas. Intervenções expositivas do docente em sala de aula, acompanhadas da discussão e reflexão orientada sobre a matéria. As intervenções expositivas realizam-se sobre os conteúdos programáticos e são devidamente enquadradas nas competências a adquirir com a unidade curricular. A discussão e reflexão sobre as matérias lecionadas é efetuada com recurso à participação ativa dos alunos, fomentada pelo questionamento pessoal e pelos debates centrados em torno de pequenos textos. O ensino de orientação tutorial: apoio e acompanhamento dos alunos, de forma individual ou em pequenos grupos (desenvolvimento de trabalhos sob a forma de análise e discussão de artigos científicos relevantes). Modalidade de Avaliação em Época NORMAL e em Época de RECURSO: a) 50%: Elaboração de relatório de formulação e avaliação de uma modalidade de ação estratégica aplicada a um evento estratégico. b) 50%: Exame Escrito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Strategy - process, content, context: Wit, B.; Meyer, R. 2002 Wit, B.; Meyer, R. (2002) Strategy - process, content, context (2.ª ed.). London: Thomson Learning.
- Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração.: Ribeiro, A. 2010 Ribeiro, A. (2010). Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar - modelo de elaboração. Lisboa: Diário de Bordo.
- Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico: Ribeiro, A. 2009 Ribeiro, A. (2009). Teoria Geral da Estratégia - o essencial ao processo estratégico. Coimbra: Almedina.
- Strategic Studies – A Reader: Mahken, T.; Maiolo, J. 2014 Mahken, T.; Maiolo, J. (2014). Strategic Studies – A Reader (2.ª ed.). Abingdon: Routledge
- Modern Strategy.: Gray, C. 1999 Gray, C. (1999). Modern Strategy. Oxford: Oxford University Press.
- Strategic studies and the problem of power: Freedman, L. 2014 Freedman, L. (2014). Strategic studies and the problem of power. Em T. G. Mahnken, & J. A. Maiolo, Strategic Studies - A Reader - Second Edition (pp. 9-21). Abingdon: Routledge.
- Global strategic studies: a manifesto: Duyvesteyn, I., & Worrall, J. E. 2017 Duyvesteyn, I., & Worrall, J. E. (2017). Global strategic studies: a manifesto. Journal of Strategic Studies, 40:3, pp. 347-357.
- Da Importância de uma Teoria: Couto, A. 2002 Couto, A. (2002). Da Importância de uma Teoria. Em F. Abreu, Fundamentos de Estratégia Militar e Empresarial: Obter Superioridade em Contextos Conflituais e Competitivos (pp. 17-22). Lisboa: Edições Sílabo.
- Elementos de Estratégia: Couto, A. 1988 Couto, A. (1988). Elementos de Estratégia (Vol. I). Lisboa: Instituto de Altos Estudos Militares.
- Introdução à Estratégia: Beaufre, A. 2004 Beaufre, A. (2004 [1963]).Introdução à Estratégia. Lisboa: Edições Sílabo.
- Strategy in the Contemporary World: Baylis, J.; Wirtz, J. ; Gray, C. 2016 Baylis, J.; Wirtz, J. ; Gray, C. (2016). Strategy in the Contemporary World (5.ª ed.). Oxford: Oxford University Press.
- Strategic Studies: Ayson, R. 2008 Ayson, R. (2008). Strategic Studies. Em C. Reus-Smit, & D. Snidal, The Oxford Handbook of International Relations (pp. 558-575). Oxford: Oxford University Press.
Secundária
- O que os Estudos Estratégicos São ou não São: a propósito de um manifesto de Isabelle Duyvesteun e James Worrall: Fernandes, A. H. 2021 Fernandes, A. H. (Maio-Outubro de 2021). O que os Estudos Estratégicos São ou não São: a propósito de um manifesto de Isabelle Duyvesteun e James Worrall. Janus.net, e-journal of international relations, Vol 12, N.º1, pp. 168-180.
- Posfácio: Couto, A. 2004 Couto, A. (2004). Posfácio. Em A. Horta Fernandes, & F. Abreu, Pensar a Estratégia - do Político-Militar ao Empresarial (pp. 215-230). Lisboa: Edições Sílabo.