Plano de Estudos
Temas Avançados nos Estudos Estratégicos TAEE
Contextos
Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A presente unidade curricular busca apresentar aos(às) estudantes os debates centrais e os temas avançados de investigação que emprestam identidade científica aos Estudos Estratégicos, diferenciando este domínio científico de outros paralelos e complementares, como a Ciência Política e as Relações Internacionais, por exemplo. No final do curso, os(as) mestrandos(as) deverão ser capazes de: 1. Apreender os Estudos Estratégicos como uma área científica multiparadigmática; 2.Compreender os debates conceptuais e teóricos que são centrais nos Estudos Estratégicos; 3. Apreender e compreender os temas e tópicos de investigação avançada que demarcam a identidade científica dos Estudos Estratégicos na contemporaneidade; 4. Escrever, apresentar e discutir um ensaio crítico sob forma de revisão da literatura acerca de um dos debates ou temas centrais nos Estudos Estratégicos trabalhados ao longo do curso, depois de obtida a concordância/aprovação do(a) Professor(a).
Programa
Módulo I - Estudos Estratégicos: uma introdução 1. Os Estudos Estratégicos e as Ciências Sociais 2. Complementaridade e distinções relativamente a outras áreas científicas 3. A(s) epistemologia(s) dos Estudos Estratégicos: ciência multiparadigmática Módulo II - Debates centrais nos Estudos Estratégicos 1. O objeto de estudo sob reflexão: limites e possibilidades 2. High politics, low politics: Estudos Estratégicos transversais 3. Estudos Estratégicos vs. Estudos de Guerra e Paz 4. Estudos Estratégicos e Estudos de Segurança: distinções 5. Estudos Estratégicos e Estudos Militares: uma relação controversa Módulo III - Agenda de investigação avançada nos Estudos Estratégicos 1. Os Estudos Estratégicos e o pós-Guerra Fria: novas agendas 2. Estratégia e a reconfiguração do Estado 3. Redefinindo a segurança, redefinindo a Estratégia 4. Vigilância, Estratégia e o digital 5. O diálogo entre Estudos Estratégicos e Intelligence 6. Expandindo horizontes: estratégia, atores privados e risco
Método de Avaliação
A metodologia de ensino assenta em aulas teórico-práticas que têm por base um plano letivo de leituras destinado a promover e apoiar a participação crítica dos(as) discentes nas sessões letivas. Avaliação A avaliação consistirá na elaboração, apresentação e discussão de um ensaio crítico sob a forma de revisão da literatura sobre um tema previamente acordado com o docente. A ponderação dos elementos avaliativos é a seguinte: componente escrita (70%) e apresentação com discussão (30%). A avaliação decorrerá em Época Normal e Época de Recurso, de acordo com o calendário de exames do ISCSP. Para mais informações sobre o trabalho de avaliação, consultar a Ficha de Avaliação de Conhecimentos (FAC) disponível na página e-learning da disciplina e no Guia de Apoio ao Aluno do Mestrado em Estratégia.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Strategic Studies: a Reader: Mahnken, Thomas G.; Maiolo, Joseph A. 2014 Mahnken, Thomas G.; Maiolo, Joseph A. (2014). Strategic Studies: a Reader. Oxon: Routledge.
- Exploring Strategy: Texts and Cases: Johnson, Garry et al. (Eds) 2017 Johnson, Garry et al. (Eds) (2017). Exploring Strategy: Texts and Cases. Edimburgo: Pearson.
- Global strategic studies: a manifesto: Duyvesteyn, Isabell; Worrall, James. 2017 Duyvesteyn, Isabell; Worrall, James. (2017) Global strategic studies: a manifesto, Journal of Strategic Studies, 40:3, 347-357. DOI: 10.1080/01402390.2016.1269228
- Strategy and Ethnocentrism.: Booth, Ken 2014 Booth, Ken. (2014). Strategy and Ethnocentrism. Oxon: Routledge.
- Strategy in the Contemporary World: an Introduction to Strategic Studies: Baylis, John; Wirtz, James; Gray, Colin (Eds) 2019 Baylis, John; Wirtz, James; Gray, Colin (Eds). (2019). Strategy in the Co ntemporary World: an Introduction to Strategic Studies. Oxford: Oxford University Press.
Secundária
- The RAND Corporation (1989-2009): the Reconfiguration of Strategic Studies in the United States.: Samaan, Jean Lupe. 2012 Samaan, Jean Lupe. (2012). The RAND Corporation (1989-2009): the Reconfiguration of Strategic Studies in the United States. Nova Iorque: Palgrave Macmillan.