Plano de Estudos
Metodologia de Investigação em Estratégia MIE
Contextos
Groupo: 5_Plano 2024/2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A presente unidade curricular busca apresentar aos estudantes os pilares da investigação científica nas ciências sociais com foco na Estratégia, dando a conhecer o ciclo de pesquisa inerente a tal campo, seus paradigmas epistemológicos, bem como as abordagens, métodos e técnicas ao recolher e analisar dados. Ao concluírem com sucesso a UC, os estudantes devem ser capazes de: a. Compreender os debates epistemológicos que caracterizam a investigação científica; b. Apreender os fundamentos do desenho de pesquisa, identificando as suas componentes em termos de abordagens, métodos e técnicas de recolha e análise de dados; c. Elaborar, apresentar e discutir trabalho escrito de pré-projecto de mestrado com um desenho de pesquisa sólido, de forma a fundamentar pertinentemente a seleção de paradigmas epistemológicos, abordagens, métodos e técnicas de recolha e análise de dados.
Programa
1. Investigação e construção de conhecimento a. Etapas da investigação no Mestrado em Estratégia b. Ontologia, epistemologia e metodologia c. Paradigmas epistemológicos: a ordem do conhecimento d. A Estratégia enquanto área multiparadigmática 2. Desenho de pesquisa: abordagens, métodos e técnicas a. Estratégia de investigação e desenho de pesquisa: tipos de estudo b. Indução e dedução c. Abordagem qualitativa e abordagem dedutiva d. Pragmatismo metodológico e abordagens mistas e. Recolha e análise de dados: métodos e técnicas f. Ética na investigação científica: noções fundamentais 3. Escrita científica: tópicos selecionados a. A natureza do texto científico b. Problema de pesquisa, pergunta de partida e objetivos c. Revisão da literatura d. Enquadramento teórico e conceitos e. Opções metodológicas e seus fundamentos f. Referências bibliográficas e credibilidade.
Método de Avaliação
As aulas ocorrem mediante a combinação da dinâmica expositiva com um papel ativo dos estudantes em discussões acerca das temáticas abordadas. As sessões letivas serão acompanhadas por indicações bibliográficas específicas. O módulo final do curso conta com tópicos selecionados na escrita científica de forma a auxiliar os(as) estudantes na elaboração do trabalho de avaliação. Época Normal | Recurso: Elaboração e discussão de um pré-projecto de trabalho final de mestrado (escrito), em consonância com o exposto no Anexo A Regulamento Geral dos Cursos de II Ciclo, em que o estudante seja capaz de estruturar um desenho de pesquisa coeso e coerente, com a devida fundamentação das suas opções metodológicas. O trabalho escrito deverá ser entregue e discutido consoante o calendário da época de exames do ISCSP. A entrega da componente escrita deverá ser feita em data definida pelo corpo docente. Trabalho escrito de pré-projecto: 80% Apresentação e Discussão: 20%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Qualitative research from start to finish.: Yin, R. 2016 Yin, R. (2016) Qualitative research from start to finish. Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. Nova Iorque: The Guilford Press.
- Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide.: oyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. 2018 oyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018) Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide Joyner, R.; Rouse, W.; Glatthorn, A. (2018). Writing the winning thesis or dissertation: a step-by-step guide. Califórnia: Corwin.
- Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches.: Cresswell, J. 2009 Cresswell, J. (2009) Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Cresswell, J. (2009). Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Londres: SAGE Publications.
- Social research methods (4º ed.): Bryman, A. 2012 Bryman, A. (2012) Social research methods Bryman, A. (2012). Social research methods (4º ed.). Oxford: Oxford University Press.
- Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático.: Bauer, M.; Gaskell, G. 2008 Bauer, M.; Gaskell, G. (2008) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático Bauer, M.; Gaskell, G. (Eds). (2008). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes.
- Academic writing: a handbook for international students: Bailey, S. 2015 Bailey, S. (2015) Academic writing: a handbook for international students Bailey, S. (2015). Academic writing: a handbook for international students. Nova Iorque: Routledge.
- Philosophy of the social sciences: towards pragmatism.: Baert, P. 2005 Baert, P. (2005) Philosophy of the social sciences: towards pragmatism Baert, P. (2005). Philosophy of the social sciences: towards pragmatism. Cambridge: Polity.