Plano de Estudos

Conservação da Natureza e Comunidades Locais em África 6101224

Contextos

Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sociedade, Política e Mobilidade em África

Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura, Memória e Património em África

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objectivo desta unidade curricular é o de compreender a relação entre as comunidades humanas e a natureza tendo por referência problematizações políticas, teóricas e práticas. Os objectivos de aprendizagem específicos são: a) Compreender a natureza enquanto construção social de uma comunidade e como agentes/agências externas interferem nessa mesma construção; b) Discutir a resiliência das comunidades em África e como tem sido a exploração dos recursos naturais neste continente aliada ao colonialismo e mais recentemente ao capitaloceno. c) Ilustração através de exemplos práticos específicos do continente africano, desde o norte de África até à África sub-sahariana.

Programa

1 Introdução. Paradigmas: excepcionalismo humano vs novo paradigma ecológico  2. Conceitos e terminologia    2.1 Ecosistemas, conhecimento local, recursos naturais, biodiversidade, conservação e alterações climáticas    2.2 Parques nacionais e outras áreas protegidas 3. Distribuição historica dos recursos naturais e a sua exploração:    3.1 As primeiras comunidades africanas e a sua distribuição até ao séc. XIV    3.2 Colonialismo,  pós-colonialismo e detenção de recursos naturais  4. O capitaloceno e as alterações climáticas      4.1 As narrativas da conservação:            4.1.1 A narrativa clássica conservacionista e a "nova" narrativa (neoliberal)            4.1.2 As narrativas locais e o conflito/diálogo com as narrativas externas            4.1.3 As espécies sagradas, totémicas, carismáticas e as espécies "umbrela" ou guarda-chuva            4.1.4 O papel dos tabus e outras interdições sociais na conservação da natureza e regulação dos ecossistemas e seus recursos 5. O género e a conservação 

Método de Avaliação

I. METODOLOGIA DE ENSINO: i) Leitura de textos obrigatórios e exposições orais realizadas em aula onde cada aluno é convidado a exercitar a sua capacidade de análise crítica; ii) Utilização de métodos activos de aprendizagem que envolvam os alunos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de capacidades de desempenho laboral na área referida e iii) Aulas expositivas. II. AVALIAÇÃO: Trabalho escrito individual (100%). Modalidade de avaliação final disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 94.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  •   CASANOVA, C. ; C Sousa and S Costa. 2014. Are animals and forests forever? Perceptions of wildlife at Cantanhez Forest National Park, MEMO´RIA  (Casanova, C and Frias, S. Eds), 16:69-104. Lx: SGL Costa S, CASANOVA C, Lee P. 2017. What Does Conservation Mean for Women? The Case of the Cantanhez Forest National Park. Conservation and Society, 15(2): 168-178, 2017 Crate, SA. 2011. Climate and Culture: Anthropology in the Era of Contemporary Climate Change, Annual Review in Anthropology , 40:175-94 Descola, P & G Pálsson (Eds) 1996. Nature and Society. Anthropological perspectives. NY: Routledge. Descola, P. 2013 The ecology of others. Anthropology and the question of nature. Prickly Paradigm. MacCormack, C & M Strathen 1980. Nature, Culture and Gender. Cambridge: CUP. Salvaterra, G. & C CASANOVA 2020.  CNP: How people perceive landscapes, in Oliveira Jorge,  (Ed) Ways of Making, Porto: Univ. Porto CICTEM. Pp. 185-201.: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre