Plano de Estudos
Cultura e Sociedade: Magrebe e Mundo Árabe 6101122
Contextos
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Tronco comum
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sociedade, Política e Mobilidade em África
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Cultura, Memória e Património em África
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular visa envolver os estudantes nos principais debates sobre as dinâmicas sociais, culturais, religiosas, políticas e económicas do Magrebe e do Mundo Árabe e providencia uma abordagem interdisciplinar e comparativa. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão: 1. Desenvolver uma leitura crítica e problematizante dos quadros teóricos e epistemológicos que envolvem os estudos deste espaço africano que é o Magrebe e da sua relação com o Mundo Árabe, e com o resto do mundo; 2. Demonstrar capacidade para discutir e analisar sobre as sociedades do Magrebe e do Mundo Árabe nas suas transformações e inter-relações, em diferentes escalas, do local ao global; 3. Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados e, consequentemente, capacitar os estudantes para a investigação e intervenção sobre questões e relações contemporâneas do Magrebe e do Mundo Árabe.
Programa
1. Culturas, Sociedades e Estados do Magrebe e do Mundo Árabe 1.1. As dimensões berbere/amazigh, árabo-islâmica, africana, mediterrânica e europeia 2. Dinâmicas e transformações políticas, sociais, culturais e religiosas no Magrebe e no Mundo Árabe 2.1. As dinâmicas de afirmação religiosa, identitária e de cidadania 2.2. As mobilizações políticas: as dinâmicas contraditórias de liberalização política e de restauração autoritária 2.3. A condição das mulheres e dos jovens 3. Migrações, Cooperação Internacional e Desafios do Desenvolvimento no Magrebe e no Mundo Árabe 3.1. Os efeitos da globalização e a referência ao Mediterrâneo como espaço comum de contato e de relacionamento histórico, cultural e social 4. Legado e Património Cultural do Magrebe e do Mundo Árabe 4.1. Expressões artísticas e culturais: tradições, literatura, música, artes cénicas, artes visuais, cinema
Método de Avaliação
Aulas expositivas com apresentação de textos de referência com um espaço de debate promovido com e pelos estudantes; aulas com convidados especialistas e com recurso a meios digitais; investigação "aplicada"; orientação tutorial. A avaliação será feita com base num trabalho escrito com características de um 'working paper' sobre uma problemática atual do Magrebe/Mundo Árabe, devidamente analisado com o professor. Este trabalho atenderá a dois elementos orientadores: por um lado, a leitura crítica de diferentes tipos de documentos (capítulo de livros, artigos, relatórios, atas, sites Internet, etc.) apresentados e discutidos pelos(as) mestrandos(as), ao longo das aulas, fazendo a articulação com os conteúdos programáticos e, por outro lado, o documento: «Organização do processo de avaliação de conhecimentos no II Ciclo - modalidade de trabalho» elaborado no âmbito da Unidade de Coordenação de Estudos Africanos (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 88.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Maghreb, peuples et civilisations: Lacoste, Y e Lacoste-Dujardin, c. 2004 Paris: La Découverte
- The Berber identity movement and the challenge to North African: Maddy-Weitzmann, B. 2011 Texas: University of Texas Press
- Sociedad civil y transiciones en el Norte de África. Egipto - Túnez - Argelia - Marruecos: Ossorio, I.A.; Ketiti,A.; Cerrolaza, E. y García-Luengos, J. 2013 Barcelona: Icaria editorial
- The Maghrib in the New Century: Identity, Religion, and Politics: Maddy-Weitzman, B. & Zisenwine, D. (Ed.). 2013 Florida: University Press of Florida
- Jovens da Europa e do Magrebe. Repensar as Relações Interculturais: Cunha, A. 2014 Lisboa: NovaVega.
- North Africa, Revised Edition A History from Antiquity to the Present: Naylor, P. C. 2015 Texas: University of Texas Press
- Traces et identité au Maghreb: Lazhar, M. 2015 Stuttgart: Institut für Literaturwissenschaft der Universität Stuttgart
- Histoire de l’Afrique du Nord (Égypte, Lybie, Tunisie, Algérie, Maroc). Des origines à nos jours.: Lugan, B. 2016 Monaco: Editions du Rocher.
- Minorities, Women and the state in North Africa: Ennaji, M. (Ed.) 2016 New Jersey: The Red Sea Press.
- Géopolitique de l'Afrique et du Moyen-Orient: Pourtier, R. (Dir.) 2017 Paris: Editions Nathan
- Introduction aux mondes arabes en (r)évolution: Boutaleb, A.; Vannetzel, M.; Allal, A. 2018 Paris : De Boeck Supérieur
- História dos Povos Árabes.: Hourani, A. e Ruthven, M. 2021 Silveira: BookBuilders / Letras Errantes, Lda
Secundária
- L'Andalousie arabe. Une culture de tolérance VIII-XV siècle: Menocal, M. R. 2003 Editions Autrement
- «Violência Estrutural?» O Magrebe e a Europa Ocidental: Monteiro, F. A. 2002 Leiria: Edições Magno.
- Magrebe, Islamismo e a Relação Energética de Portugal . Parede: Tribuna da História.: Leal, C. M. 2010 Parede: Tribuna da História.
- Méditerranée, une histoire à partager: Hassani-Idrissi, H. (dir.) 2013 Paris: Bayard Editions
- O Islão Político. Ontem e Hoje: Owen, J. M. 2016 Lisboa: Bertrand Editora.
- Islão e Fundamentalismo Islâmico: das Origens ao Século XXI: Silva, Teresa de Almeida e de Almeida e 2016 Lisboa: Pactor
- Breviário Mediterrânico: Matvejevitch, P. 2019 Quetzal Editores
- La Méditerranée, Enjeu Géopolitique Mondial: Matmi, M. (dir.) 2019 Paris: L'Harmanttan
- Árabes. Uma história de 3000 anos de povos, tribos e impérios: Mackintosh-Smith, T. 2022 Edições 70