Plano de Estudos
Educação, Género e Cidadania em África 6101223
Contextos
Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sociedade, Política e Mobilidade em África
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de análise crítica do contexto africano nos domínios da educação, problemáticas relacionadas com o género e os processos de construção da cidadania. Pretende-se que os estudantes adquiram as competências que lhes permitam: a) analisar e comparar os contextos africanos no que tange aos seus problemas e oportunidades nos domínios da educação, género e cidadania em África; b) sistematizar e analisar, de forma autónoma, informação e dados sobre educação, género e cidadania em África; c) estruturar e fundamentar ideias próprias a partir dos instrumentos teórico-conceptuais adquiridos na unidade curricular.
Programa
1. EDUCAÇÃO EM ÁFRICA a) Sistemas Educativos: herança colonial e ensino pós-colonial. b) Educação e Desenvolvimento: constragimentos e disparidade; política públicas; estratégias de valorização do capital humano. c) Educação, Desigualdades Sociais e Mobilidade Social 2. GÉNERO EM ÁFRICA a) Igualdades e Desigualdades de Género: construção dos "discursos de género"; papéis sociais de género e divisão do trabalho; b) Género e Poder d) Feminismo (s) no contexto africano. 3. CIDADANIA EM ÁFRICA a) Cidadania e Educação b) Socialização Política, Cultura e Participação Política d) Desafios actuais da cidadania: construção de uma "cidadania africana"; democracia e cidadania; movimentos sociais.
Método de Avaliação
O ensino irá conciliar o método expositivo com a análise e discussão oral de textos cuja leitura prévia deverá ser feita pelos estudantes. Os referidos textos serão disponibilizados na plataforma e-learning do ISCSP. A avaliação de conhecimentos será realizada do seguinte modo: a) Apresentação oral da análise de um artigo científico (corresponderá a 15% da nota final) b) Elaboração de um ensaio crítico relacionado com a problemática que os/as alunos/as pretendem desenvolver no seu trabalho final (dissertação, projecto ou relatório de estágio), mas segundo uma abordagem que contemple perspectivas de educação, género e/ou cidadania em África. Na data do exame da unidade curricular, os estudantes farão apresentação oral do trabalho seguida de uma apreciação e perguntas por parte da docente. O trabalho (escrito e oral) corresponde a 85% da nota final na unidade curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 69.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Assié-Lumumba, N. T. (2011). Higher Education as an African Public Sphere. African Development, Vol XXXVI (2), pp- 175-206. Atanga, L. L. (2013). African feminism?. In Lilian Lem Atanga et al (Coord.). Gender and Language in Sub-saharan Africa. Amesterdam: John Benjamins Publishing Company. Bujis, G. (2005). The significance of global technology for education, gender and power in Africa. In Óscar Soares Barata (Coord). África: género, educação e poder. Lisboa: ISCSP. Correia, V. (2007). Educação e Desenvolvimento. Lisboa: Edições Colibri. Manby, B. (2006). Stuggles for citizenship in Africa. New York: Zed Books. Mwewa. M. et al. (2009). Sociedades desiguais: género, cidadania e identidades. São Leopoldo: Editora Nova Harmonia. Obadare, E. (2014). The Handbook of Civil Society in Africa. New York: Springer. Thomson, A. (2016). An Introduction to African Politics. London: Routledge. Wall, A. e Ibreck (2013). Hybrid social movements in Africa. In Journal of Contemporary African Studies, 31 (2).: null null