Plano de Estudos

Educação, Género e Cidadania em África 6101223

Contextos

Groupo: 5_Plano 2017/2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sociedade, Política e Mobilidade em África

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo  desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de análise crítica do contexto africano nos domínios da educação, problemáticas relacionadas com o género e os processos de construção da cidadania. Pretende-se que os estudantes adquiram as competências que lhes permitam:    a) analisar e comparar os contextos africanos no que tange aos seus problemas e oportunidades nos domínios da educação, género e cidadania em África;    b) sistematizar e analisar, de forma autónoma, informação e dados sobre educação, género e cidadania em África;    c) estruturar e fundamentar ideias próprias a partir dos instrumentos teórico-conceptuais adquiridos na unidade curricular.      

Programa

1. EDUCAÇÃO EM ÁFRICA     a) Sistemas Educativos: herança colonial e ensino pós-colonial.     b) Educação e Desenvolvimento: constragimentos e disparidade; política públicas; estratégias de valorização do capital humano.       c) Educação, Desigualdades Sociais e Mobilidade Social 2. GÉNERO EM ÁFRICA     a) Igualdades e Desigualdades de Género: construção dos "discursos de género"; papéis sociais de género e divisão do trabalho;      b) Género e Poder     d) Feminismo (s) no contexto africano.   3. CIDADANIA EM ÁFRICA     a) Cidadania e Educação     b) Socialização Política, Cultura e Participação Política     d) Desafios actuais da cidadania: construção de uma "cidadania africana"; democracia e cidadania; movimentos sociais.  

Método de Avaliação

O ensino irá conciliar o método expositivo com a análise e discussão oral de textos cuja leitura prévia deverá ser feita pelos estudantes. Os referidos textos serão disponibilizados na plataforma e-learning do ISCSP. A avaliação de conhecimentos será realizada do seguinte modo:        a) Apresentação oral da análise de um artigo científico (corresponderá a 15% da nota final)        b) Elaboração de um ensaio crítico relacionado com a problemática que os/as alunos/as pretendem desenvolver no seu trabalho final (dissertação, projecto ou relatório de estágio), mas segundo uma abordagem que contemple perspectivas de educação, género e/ou cidadania em África. Na data do exame da unidade curricular, os estudantes farão apresentação oral do trabalho seguida de uma apreciação e perguntas por parte da docente. O trabalho (escrito e oral) corresponde a 85% da nota final na unidade curricular.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 69.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Assié-Lumumba, N. T. (2011). Higher Education as an African Public Sphere. African Development, Vol XXXVI (2), pp- 175-206. Atanga, L. L. (2013). African feminism?. In Lilian Lem Atanga et al (Coord.). Gender and Language in Sub-saharan Africa. Amesterdam: John Benjamins Publishing Company. Bujis, G. (2005). The significance of global technology for education, gender and power in Africa. In Óscar Soares Barata (Coord). África: género, educação e poder. Lisboa: ISCSP. Correia, V. (2007). Educação e Desenvolvimento. Lisboa: Edições Colibri.   Manby, B. (2006). Stuggles for citizenship in Africa. New York: Zed Books. Mwewa. M. et al. (2009). Sociedades desiguais: género, cidadania e identidades. São Leopoldo: Editora Nova Harmonia. Obadare, E. (2014). The Handbook of Civil Society in Africa. New York: Springer. Thomson, A. (2016). An Introduction to African Politics. London: Routledge. Wall, A. e Ibreck (2013). Hybrid social movements in Africa. In Journal of Contemporary African Studies, 31 (2).: null null

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre